UOL

São Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

The Economist - de Londres

Revista relata "fogo amigo" contra Lula

INGLATERRA - A revista inglesa "The Economist" publicou ontem, em seu site na internet, uma reportagem sobre o descontentamento de parte das forças que historicamente apóiam o PT com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, embora sua popularidade e seu prestígio internacional estejam altos.
A revista elogia as "medidas bem-sucedidas para restaurar as frágeis finanças do Brasil": o aperto fiscal e monetário e a tentativa de reduzir as "generosas" aposentadorias do setor público.
A reforma da Previdência é essencial, segundo a "Economist", para que o governo possa gastar mais em outras áreas, como a reforma agrária, que parece motivar uma disputa entre os "aliados de centro" do presidente e o ministro Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário) em torno do volume de verbas para a a realização de assentamentos.
As ações do MST também são mencionadas. O movimento, diz a revista, suspendeu invasões em 2002 para ajudar na eleição de Lula, mas as intensificou neste ano.
"O presidente é simpático ao movimento", afirma a reportagem, mas tem que lidar com o lobby ruralista no Congresso, que tem mais de 150 deputados e ameaça não apoiar as reformas.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Jornal elogia presidente em editorial
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.