São Paulo, quarta-feira, 18 de julho de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Bola de fogo

O primeiro sinal, ao que parece, veio do rádio. Entre outras, a Jovem Pan anunciou "incêndio na cabeceira da pista, atingindo um posto na avenida Washington Luís". Mas a seguir "ouvintes entraram em contato para descrever que viram uma bola de fogo no local".

 

Daí para a Band, já na TV, cortando a programação para as cenas "exclusivas" do que se anunciava como "incêndio" que atingiu "posto". Mas a seguir "pode ter sido acidente com avião", arriscava José Luiz Datena.
Entra a Globo, com um William Bonner ainda sem a informação sobre o acidente, chegando a declarar que não haveria vítimas no incêndio. Mas logo trocou para "avião que fazia um pouso derrapou", passando a questionar se "havia ou não passageiros". Era o que se questionava também a Band, a essa altura iniciando o telejornal e falando, pela primeira vez, em "150 a 200 vítimas". A Globo falaria a seguir em 170 passageiros. A Rede TV!, em 144. A imagem do primeiro corpo, coberto, estendido na avenida, surgiu então na tela.
 

Em meia hora, cenas tomavam a CNN internacional e depois a BBC - e despachos eram postados nos sites de "New York Times" e outros. Em vários deles, como "El País", "Guardian", "China Daily", foi a manchete.

RANHURAS
Assim que se confirmou o acidente, o plantão da Globo, com William Bonner, já falou da ausência das "ranhuras", na pista recém-reformada -enquanto a Band afirmava que a obra havia sido entregue antes da hora por "política".

ARREMETER
No Globo Online, depois, "um brigadeiro com 43 anos de experiência diz que falha humana é a causa provável". O piloto "tentou arremeter" após "pousar vários metros à frente". E "desta vez a pista não tem culpa, acredito eu".

Band/Reprodução
As primeiras imagens de TV aberta, ao vivo, tomadas de helicóptero por volta das 19h de ontem


DESASTRE
Primeira e longa manchete do "Jornal Nacional", apenas na voz de William Bonner:
- Desastre no aeroporto mais movimentado do Brasil. Um avião com capacidade para 170 passageiros derrapa na pista, atravessa a avenida em frente a Congonhas e atinge prédio da TAM. Airbus partiu de Porto Alegre e se acidentou quando pousava.
Depois falou em "tragédia" e também em "milagre", por não ter matado na avenida.
Na escalada de manchetes, na seqüência, alguns registros sobre política, o Senado etc.

RASTRO
Última e longa manchete na escalada do "JN", com Fátima Bernardes tentando sorrir:
- O Brasil deixa um rastro dourado nas piscinas, com a exibição fulminante de Tiago Pereira e medalhas. Nossos ginastas abrem sorrisos na arena. O espetáculo de Diego Hipólito hipnotiza torcedores e jurados. A irmã, Daniele, é a terceira melhor da trave. E Jade Barbosa conquista os brasileiros no alto do pódio, acompanhada de Laís Souza. E a terça teve mais conquistas brasileiras, nas provas de tiro, remo, taekwondo e esgrima.

ANTES
Até minutos antes do acidente, Globo, Record e outras apresentavam ao vivo a sexta medalha de ouro do Brasil no Pan, a segunda de Diego Hypólito. Com uma entrevista ao vivo com o ginasta, para "agradecer ao Cesar Maia pela estrutura que montou para a gente, que foi maravilhosa". E em seguida, com Diego Hypólito olhando para a câmera:
- A gente viu a vaia do Lula, mas aquilo não vale, o Lula está de parabéns. Grande beijo aí para o presidente. Pode vir assistir ao Pan que não vai se arrepender, não. Você merece, por tudo o que aconteceu aqui, estes resultados.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Denunciado pela Procuradoria, estaleiro cobra R$ 11 milhões a mais da Petrobras
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.