São Paulo, sexta-feira, 18 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kassab e Alckmin travam 1ª batalha no TRE

Prefeito entrou com representação contra tucano por conta de vídeos utilizados na campanha eleitoral

JOSÉ ALBERTO BOMBIG
FERNANDO BARROS DE MELLO

DA REPORTAGEM LOCAL Menos de duas semanas após o início oficial da campanha, democratas e tucanos, históricos aliados -atualmente à frente da administração da capital paulista e também do Estado-, já travam sua primeira batalha na Justiça Eleitoral.
Anteontem, a coligação "São Paulo no Rumo Certo", que tem o prefeito Gilberto Kassab (DEM) como candidato à reeleição, entrou com representação no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) contra a campanha do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB).
A argumentação foi a de que os vídeos hospedados no site de campanha de Alckmin estão em links no Youtube, o que foi proibido pela resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que regula a propaganda na internet neste ano.
"A propaganda só é possível na página do próprio candidato", afirmou Francisco Octavio de Almeida Prado Filho, um dos advogados de Kassab.
O democrata pediu a retirada da página de Alckmin do ar até que se comprove a saída dos vídeos do Youtube. "Essa prática causa desequilíbrio entre as candidaturas", disse Prado.
A Folha encontrou no Youtube um vídeo, apresentado por Alckmin, com realizações de seu governo (2001-2006) e veiculado durante o horário reservado à propaganda partidária obrigatória na TV.
A peça é a mesma disponível no site do candidato tucano, tanto que, até ontem à noite, na tela do vídeo aparecia a logomarca do Youtube.
Os advogados de Alckmin afirmaram que vão recorrer hoje. Eles entendem que o recurso é permitido por lei. Apesar disso, a campanha prometeu retirar as peças do site até uma decisão final.
"É estranho que a coligação do prefeito Kassab só tenha representado contra nós, visto que outras candidaturas fizeram o mesmo", afirmou Edson Aparecido, coordenador da campanha do ex-governador.
Ontem, vereadores tucanos de São Paulo informaram ao comando da campanha de Alckmin que irão gravar com o candidado, na segunda, os programas do horário eleitoral, que começam em agosto.
Se confirmada a gravação, será um derrota para Kassab, que até a semana passada contava com o apoio quase unânime da bancada tucana na Câmara.


Texto Anterior: Eleições 2008: PT lança site com material para candidato se associar a Lula
Próximo Texto: Campanha: Tucano inaugura comitê com deputado e presidente do PSDB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.