São Paulo, quarta-feira, 18 de agosto de 2004

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TODA MÍDIA

Amor e medo

Nelson de Sá

José Serra abriu o jogo expondo seu rosto nos intervalos, em comerciais que tomaram as redes desde a manhã.
Sorria e, em tom ameno, em meio a slogans como "Serra é do bem", dizia coisas como:
- Não há mágica. É trabalho, união e um amor enorme por esta cidade de todos nós.
Em outro comercial, sublinhava o apoio de Geraldo Alckmin -e adiantava sua resposta à propaganda petista:
- Vou ser um prefeito que estará com o governo do Estado. E juntos, tenha certeza, nossa cidade vai fazer ainda mais.
Ele "vai fazer ainda mais" porque Duda Mendonça, como esperado, reciclou o velho mote malufista. Da locução que encerra os comerciais petistas:
- Foi Marta que fez.
Marta Suplicy "fez" os CEUs, Bilhete Único, piscinões. O que ela não fez, ao contrário de Serra, foi expor seu rosto.
A imagem foi evitada nos comerciais e no horário eleitoral. Talvez o marqueteiro esteja no aguardo de queda na rejeição. No horário, o combate à rejeição de Marta foi assumido inteiramente por Eduardo Suplicy:
- A prefeita Marta está fazendo um belo trabalho.
Também sobrou para o sorridente senador dar respaldo ao marketing do medo. Ameaçou que, "para que tudo continue", só votando na prefeita.
 
Mas Duda Mendonça já combate em duas frentes.
Paulo Maluf, visual e tematicamente, repete eleições anteriores: coração, PAS, Cingapura. Mas sua propaganda prenuncia ataques crescentes à prefeita, pelo que se ouviu do cantor e candidato Aguinaldo Timóteo:
- Eu tenho acompanhado Maluf por todos os bairros, ouvindo a revolta da população... A baderna na segurança... As enchentes do Pirajussara.
O marketing de Marta, identificando a ameaça, abordou as duas áreas antes esquecidas:
- A cidade está mais iluminada. Mais luz, menos violência... Em três anos a prefeitura do PT construiu mais piscinões do que Pitta e Paulo Maluf juntos.
 
Os adversários evitaram ataques mais carregados à prefeita. Mas não faltam nanicos para tanto. Comercial de Ciro Moura:
- Você sabia que, com o dinheiro que a prefeita gastou em propaganda, daria para construir 600 leitos e seis hospitais?
Sem novidades, como se vê. Os eleitores que agüentem as próximas semanas e meses.

"DO BEM"

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Serra evitou o horário eleitoral e ocupou os comerciais da coligação com sorrisos e expressões como "amor"

OBRA

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As inserções petistas mostraram "o mundo dos CEUs" e fingiram reclamar que "um minuto é pouco"

CONCORRÊNCIA

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O conhecido slogan do PSTU (esq.) tem adversário à altura no PCO (dir.). O alvo dos dois é o governo Lula, que "está entregando o Brasil" e "tirou dos pobres para dar aos ricos"

Coadjuvante 1
Luiza Erundina, como era de esperar, cedeu metade do horário a Orestes Quércia e acabou por entregar até comerciais ao vice Michel Temer.
No discurso dos peemedebistas, vai ganhando ares de coadjuvante. Em outros tempos, diriam que foi "cristianizada".

Coadjuvante 2
Pior que a situação de Erundina, só a do pedetista Paulo Pereira da Silva, escanteado ontem até por um candidato a vereador, Carlos Apolinário.

Dançou
Cinco jogadores não foram ao Haiti, servir Lula. A vingança da CBF veio no Globo Esporte:
- Não veio, dançou: não foi convocado para o jogo contra a Bolívia [pelas eliminatórias].
Cafu, Kaká e os demais, diria o presidente, são uns "covardes".

Vazou
Querem fechar a investigação, mas o caso Banestado alimenta manchetes sem fim no JN e no Jornal da Record. Ainda que, de novo, tenha havido vazamento -e agora "30 escaparam".


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