UOL

São Paulo, quinta-feira, 18 de setembro de 2003

Texto Anterior | Índice

MEMÓRIA

Josimo dirigia CPT na região do Bico do Papagaio

DA REDAÇÃO

O padre Josimo Morais Tavares, coordenador da CPT (Comissão Pastoral da Terra) no Bico do Papagaio (parte do atual Estado de Tocantins), foi assassinado pelas costas em 10 de maio de 1986 em Imperatriz (MA).
O padre era o principal líder dos trabalhadores sem terra na região. Logo após o assassinato, padre Josimo foi aclamado como mártir na luta pelo direito à terra pela CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil). A Rádio do Vaticano dedicou um editorial elogiando seu trabalho. O próprio presidente José Sarney reuniu seus ministros para pedir rigor na apuração do crime.
Logo depois do assassinato, o pistoleiro Geraldo Rodrigues da Costa foi preso e confessou a autoria do crime, apontando Vilson Nunes Cardoso como co-autor e membros da família Teodoro da Silva como principais mandantes (o pai, João Teodoro, e seus filhos).
O pistoleiro, condenado a 18 anos e seis meses de prisão em 20 de abril de 1988, contou que o crime foi encomendado por Osvaldo Teodoro da Silva, então vereador pelo PMDB. Disse que recebeu na época o suficiente para comprar "cinco automóveis de luxo" novos, mais Cz$ 150 mil. O dinheiro teria sido entregue ao pistoleiro depois de uma primeira tentativa de matar o padre.
Costa disse que depois da primeira emboscada contra Josimo pensou em desistir do crime, mudando de decisão depois do aumento do preço do assassinato.
No dia 11 de agosto de 1994 foram presos Geraldo Paulo Vieira e seu filho Adaílson Vieira, e em setembro foi preso Guiomar Teodoro da Silva, em Tocantins.
Em 29 de junho de 1997, a Justiça condenou Geraldo Paulo Vieira, Adaílson Gomes Vieira e Guiomar Teodoro da Silva na condição de mandantes do assassinato.
Geraldo Paulo Vieira pegou 18 anos de prisão, Adaílson Gomes Vieira, que teria intermediado o pagamento ao pistoleiro, recebeu 19 anos, e Guiomar Teodoro, 14 anos de prisão. Seus irmãos Osmar Teodoro da Silva e Nazaré Teodoro Silva foram presos em 2001 no Pará.


Texto Anterior: Frases
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.