São Paulo, sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelson.sa@grupofolha.com.br

"Uma nação em marcha"

O francês "Le Monde" publicou, com eco nos portais brasileiros, que Lula estava certo ao "prever com ironia" que no Brasil o tsunami da crise não passaria de marolinha, "vaguelette".
O espanhol "El País" cravou o título "Brasil derrota a crise" e observou que "nem o proverbial otimismo de Lula foi capaz de prever recuperação tão rápida".
E o site MarketWatch, do "Wall Street Journal", postou uma longa análise sobre o avanço da JBS, da Petrobras, da Embraer, também da Bolsa e do PIB, citou até a Copa de 2014, para alertar que "os brasileiros estão chegando e eles estão comprando". No título, "uma nação em marcha".

 


Por aqui, uma má notícia. Na manchete do UOL ao longo de tarde e noite, "Arrecadação cai pelo décimo mês seguido". Na estatal Agência Brasil, "Arrecadação caiu R$ 34,9 bilhões no ano". No Valor Online, "Arrecadação recua 7,4% no ano".

A EXEMPLO DE
valor.com.br


Na manchete do "Valor" de ontem, Lula "a exemplo de Getúlio". Na longa entrevista, ele credita o fim da crise ao governo e ao "povo pobre" e critica o "breque de alguns setores"



E VEM INVESTIMENTO
Ontem no "WSJ", "Investimento externo global deve crescer em 2010", segundo a Unctad, órgão de comércio e desenvolvimento da ONU. "Países em desenvolvimento estarão entre os mais beneficiados. Brasil, Rússia, Índia e China vão atrair parcela cada vez maior.
Segundo o Valor Online, já no levantamento de 2008, também divulgado ontem pela Unctad, "Brasil sobe quatro posições", passando Alemanha e Japão.

BOLSA TAMBÉM QUER
No mesmo "WSJ", ontem, a breve reportagem "Bolsa do Brasil busca abrir as portas da região", em acordos com congêneres nos países andinos Colômbia inclusive, mas não a Venezuela. Diz um diretor que o projeto é criar "um sistema de comércio com a Bovespa no centro".

"THE PARTY'S BACK"
A Bloomberg deu no fim do dia que um banco de investimento avalia, como a Unctad, que o Brasil "verá mais entradas" de investimento. Comenta diretor: "Investidores têm memória curta, todos pensam que a festa voltou". Ontem, a Bovespa caiu, em "realização de lucros".



"BÉLGICA, SAIA DA FRENTE"
Em editorial e reportagem, a "Economist" elogia fartamente a atual gestão do FMI, que "Voltou dos mortos", mas "ainda não está pronto para o futuro".
Saúda as contribuições financeiras de "potências em alta como China, Índia e Brasil", mas sublinha, sob o enunciado "Move over, Belgium", que persiste o desequilíbrio. "Países ricos, sobretudo da Europa, têm poder desproporcional" em relação aos mesmos emergentes. "A Bélgica tem mais votos que o Brasil", alerta, cobrando a mudança no encontro do G20, nos EUA.

VÂNDALO
economist.com


A nova edição lança forte ataque contra Obama, que taxou os pneus chineses. "Uma ação protecionista que é ruim politicamente, economicamente, diplomaticamente e machuca a América. Nós esquecemos alguma coisa?"



ADEUS, ETANOL

news.yahoo.com
Via agências, "área devastada"


No topo das buscas de notícias do Brasil, com AP e Bloomberg, "Brasil propõe banir cana-de-açúcar da Amazônia". Ou melhor, de "82% do país".
Logo abaixo nas buscas, com AFP, "Carros que consomem etanol também podem poluir, segundo estudo do Brasil". Ou melhor, "podem produzir tantos poluentes quanto aqueles que usam gasolina, segundo estudo do Ministério do Meio Ambiente".



MAIS E MAIS PETRÓLEO
Do outro lado do Atlântico, nas "águas profundas" de Serra Leoa, acharam petróleo, deu o "WSJ". O "Financial Times" já avisou, em análise ontem, que "o jorro de descobertas do Brasil a Serra Leoa não é o bastante para evitar o aperto de oferta na recuperação global".
E já fez editorial ameaçando que, se "o Brasil está lutando para gerenciar sua transição a exportador, as coisas podem ser ainda mais difíceis na África".


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Lula diz que talvez sua deficiência seja intelectual
Próximo Texto: Suécia diz que caças serão montados com a Embraer
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.