São Paulo, quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

De elite

Rogério Lima/Globo
"Policiais estavam à procura de paiol de armas na favela. Traficantes atiram até no helicóptero." (tiros) "Veja a seqüência de imagens. Dois bandidos armados tentam fugir." (tiros) "Um dos criminosos acaba caindo." Na cena final, um corpo é carregado.

A Globo até a tarde contava três mortos, "entre eles um menino de quatro anos", depois o UOL entrou com "ao menos nove", já em manchete. E a Folha Online com 12, também a manchete nos telejornais.
Mas foram as imagens e sua edição, a partir do fim do dia na Globo, que tornaram a ação um espetáculo. "Uma criança e um policial morreram", disse Fátima Bernardes, na ação "que deixou outros dez mortos, todos bandidos, segundo a polícia". Nas cenas, em fuga, "dois traficantes armados", segundo a âncora.
Já o "Brasil Urgente", falando em "guerra", afirmou que os dez mortos eram "criminosos". E escancarou que "o Core", que comandou a operação, "equivale ao Bope", a tropa de elite do filme. Coincidência ou não, editou longa reportagem sobre o Core feita dias antes.
No início da noite, na manchete do Terra, "Mesmo morrendo criança, não há alternativa, diz secretário".

SEM COMÉRCIO
Em novo artigo no jornal "The Hindu", com destaque de capa, e depois nos telejornais daqui, Lula espalhou seu otimismo com o fórum Índia, Brasil e África do Sul, que "veio para ficar" e caminha para "área de livre comércio".
Já a cobertura nos sites indianos "Times" e "Tribune" e no sul-africano "Business Day" focou a permanência de barreiras entre os três e a lentidão dos líderes, a dificultar o "comércio Sul-Sul". Eles teriam que fazer "concessões" -e seus empresários, que se voltar mais para os parceiros.

A SOMBRA DE DOHA
Mas foi a Rodada Doha que concentrou a atenção. É a "sombra" sobre a reunião, no destaque da americana AP.
Já a britânica Reuters deu que, entre os diplomatas por lá, um acordo de comércio global é "visto como próximo" -e até, segundo um enviado do Itamaraty a Washington, "extremamente próximo".
Por outro lado, segundo a Agência Estado já surgem as primeiras "divergências com a Índia", sobre proporção nas reduções de tarifa em Doha.

CARAVANA DO ETANOL
Da nova edição da "New Scientist" a sites de Angola, próxima parada de Lula, a cobertura segue no etanol.
Sob o título "Brasil leva a caravana dos biocombustíveis à África", a revista ouviu a organização Land Trust, que questionou como "um erro".

"NÃO PÁRA QUIETO"
Na Veja On-line, Lula volta sexta "e domingo põe o pé no Aerolula" para o evento que oficializa o país como sede da Copa. Com governadores etc.

english.peopledaily.com.cn
Imagem da transmissão, com tradução simultânea

COMUNISTA AO VIVO
O congresso do PC chinês foi em parte transmitido ao vivo, pelo site do estatal "Diário do Povo". Seguem no ar as cenas da abertura, com aplausos em claque, silêncio aos "mártires da revolução" e referências ao "socialismo com características chinesas" e a Deng Xiaoping.
"Cada vez mais aberto" era o destaque de ontem nas versões em inglês e espanhol do jornal. E também no Vermelho, o site do PC do B, saudando a "abertura progressiva" de seus colegas comunistas.

GLOBO, TELES...
Em longa reportagem na Globo, "Senado aprovou o projeto que obriga operadora de telefonia a atendimento pessoal aos consumidores". Dizia um, "não agüento mais".

E O SENADO
E o site Tela Viva deu que "a briga pela paternidade da Lei de Comunicação Eletrônica de Massa", sobre TVs e teles, "chegou ao Senado". O texto está hoje com a Casa Civil.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Moeda verde: Ex-vereador sabia de escuta, diz procurador
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.