São Paulo, sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsonsa@uol.com.br

Senhor do tempo

Fernando de Barros e Silva informou no meio da tarde, manchete na Folha Online, que "Aécio Neves decide abrir mão de candidatura à Presidência". E "há imensa pressão da cúpula do PSDB para que venha a ser o vice de José Serra".
Início da noite e Serra divulga uma nota, manchete no portal UOL, que fecha dizendo, "vamos continuar trabalhando. Juntos".

 


No texto da manchete on-line do jornal "O Estado de S. Paulo", o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, afirmou que "o caminho mais provável" é que Aécio dispute o Senado. Vice é "improvável".
Na manchete do portal do jornal "Estado de Minas", "Aécio vai concorrer ao Senado".
O próprio mineiro falou então a Cristiana Lôbo, do portal G1, para a manchete "Senti que havia uma certa preferência em torno do Serra".
Abre dizendo não ser "refém" e argumentando que, "no momento em que o PSDB abdicou das prévias e retardou sua decisão, achei melhor comandar o meu tempo". Pergunta e resposta: "Qual a chance de ser vice de Serra?"
"Não sendo o candidato, a melhor forma que vejo de ajudar é me dedicar integralmente à eleição aqui em Minas, sendo candidato ao Senado."

 


O "Jornal Nacional" nem mencionou na escalada de manchetes. Registrou no meio de um bloco.

COPENHAGUE 2010

politiken.dk
Na entrevista, corte de emissões, Fundo Amazônia e Dilma

Lula concedeu longa entrevista ao "Politiken", jornal de Copenhague, sob o título "Países em desenvolvimento estão prontos para contribuir".
Mas o que mais ecoou no Brasil, a partir da transcrição distribuída pela Presidência da República, foi uma breve resposta sobre a candidatura de sua chefe da Casa Civil.
No enunciado da Folha Online, "Lula diz que adversários gostariam de estar no lugar de Dilma". No Globo Online, "Lula: Venceremos a eleição porque temos uma candidata de grande qualidade".

PARA HOJE
Até o anúncio de Aécio Neves, as manchetes dos portais se concentravam em Copenhague e no pronunciamento do presidente brasileiro. Na Reuters Brasil, "Lula cobra ambição de ricos". No Terra, "Ricos devem assumir metas à altura da responsabilidade".
No iG, "Protocolo de Kyoto deve ser preservado, diz Lula".
Fim do dia e, só na manchete da BBC Brasil, "Lula e Sarkozy convocam reunião para salvar acordo". O francês "horas antes surpreendera ao defender o Protocolo de Kyoto em seu discurso".
Segundo Lula, "a reunião dos principais interlocutores regionais permite que cheguemos à assembleia com uma proposta para ser aprovada", hoje.

FAXINA


Lula passou os últimos dois dias em chamada, no alto da home do Huffington Post, para o artigo "Hora de faxina em Copenhague", também publicado em jornais. Ele defende, entre outras coisas, "evitar tentação de polarizar o debate entre Norte e Sul".

LULA LULU
Na Folha Online, com Efe, "Obama procura Lula para buscar resultado positivo em Copenhague".
Segundo a Casa Branca, no telefonema o presidente dos EUA "destacou a importância de os dois países continuarem trabalhando para um acordo concreto" etc.
O "Guardian" ressaltou na home, abaixo da manchete, que, no primeiro texto que soltou, a Casa Branca chamou Lula por "Lulu".

AMBIÇÃO
A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, chegou a Copenhague anunciando "planos para contribuir para um fundo do clima", ontem, mas sobretudo cobrando concessões da China para um "acordo forte". Foi destaque de UOL e outros.
Segundo a reportagem do "Financial Times", o proposta americana teria surgido em resposta às críticas da alemã Angela Merkel à "falta de ambição" dos EUA.

REBELIÃO


Do ex-presidente do partido Howard Dean ao sindicalista Andy Stern, do blogueiro Markos Moulitsas ao radialista Ed Schultz, a esquerda democrata "se revolta" contra as concessões de Obama e ameaça não apoiar sua reeleição. Na manchete do portal de notícias de Arianna Huffington, também ela liberal, "Basta!".

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Outro lado: Universal não se manifesta sobre as declarações
Próximo Texto: Senado aprova aumento de 36% no efetivo da Marinha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.