São Paulo, Quarta-feira, 19 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-ministro descarta ação militar

da Sucursal do Rio

O ex-ministro da Marinha Mário César Flores disse à Folha que a queda do ministro Elcio Alvares não se deve a pressões dos meios militares, supostamente insatisfeitos com a política do governo em relação às Forças Armadas.
"Não foi por empurrão dos militares que ele saiu, e sim por circunstâncias pelas quais, a despeito de seu passado histórico, os militares não têm culpa", afirmou Flores.
De acordo com o ex-ministro, não havia clima de animosidade entre os militares contra Alvares. "Ele sempre foi tratado de forma cortês", afirmou.
Há uma semana, Flores e Alvares participaram, no Rio de Janeiro, de uma solenidade de passagem do secretário-geral da Marinha. Na cerimônia, de acordo com o ex-ministro da Marinha, Elcio Alvares teve uma recepção "correta e cordial" no local.
O cientista político Clóvis Brigagão, diretor do Centro de Estudos das Américas da Universidade Cândido Mendes e especialista na área de segurança internacional, acha que Alvares só estava no governo para "preencher uma vaga até que fosse encontrado outro ministro".
Ele se referia ao desgaste de Alvares no governo a partir da crise provocada pelas declarações do ex-comandante da Aeronáutica Walter Bräuer.
"O presidente não poderia tirar o comandante da Aeronáutica e um ministro ao mesmo tempo porque criaria um vazio muito grande", afirmou.
O presidente do Clube da Aeronáutica, brigadeiro Hércio Braga, afirmou que, desde que assumiu, Alvares "não disse a que veio".
"Ficamos órfãos", disse Braga, referindo-se ao tratamento do ex-ministro em relação aos militares. Ele criticou a forma como vem se comportando o Ministério da Defesa.
"Não criaram o Ministério da Defesa, e sim um buraco negro entre os militares e o presidente da República. E o próprio presidente pode cair neste buraco", afirmou.


Texto Anterior: As mudanças no 2º ministério de FHC
Próximo Texto: Líderes lamentam saída de Alvares
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.