São Paulo, quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Sobe-e-desce

O site do "Wall Street Journal" até que se animou com o plano de apoio aos mutuários anunciado por Obama, "o esforço mais agressivo até agora para lidar com a crise das execuções de hipoteca", no texto de sua manchete, à tarde. Também o "New York Times", descrevendo como um "plano mais ambicioso do que os analistas esperavam".
Mas logo o "WSJ" desistiu e puxou para a manchete que o "Fed agora espera contração mais profunda" nos EUA, de 1,3% no ano.

 

Pior, mais um tempo e o "WSJ" voltou à rotina dos escândalos financeiros, com manchete para o acordo feito pelo suíço UBS com os EUA. O banco "admite ter ajudado contribuintes a esconder contas bancárias do IRS", a receita americana. Vai pagar multa e "passar aos EUA a identidade dos clientes".

SOBE
Nas manchetes dos portais UOL e Terra, ao longo da tarde, "Governo registra recuperação modesta na economia, diz Guido Mantega", o ministro da Fazenda.
Nas buscas de Brasil pelo Google, destaque para despacho da Reuters, "Ipea: Dezembro negro não se repetirá no primeiro trimestre".
Na manchete do "Valor" de papel e na manchete on-line de "O Estado de S. Paulo" à tarde, "Capital externo volta" e "Estrangeiros voltam a injetar dólares".

DESCE
Nas manchetes de Valor Online e Reuters Brasil, no fim do dia, "Confiança cai na América Latina diante de cenário recessivo", segundo estudo da FGV sobre o "clima econômico".
Na home do "Financial Times" e pelas agências, a maior fabricante mundial de equipamento agrícola "alerta sobre vendas em emergentes". A Deere, "cada vez mais dependente de mercados como Brasil e Rússia", registrou "cancelamentos atípicos" de compras por aqui.

MODELO SUECO
ft.com
Nouriel Roubini escreveu no "WSJ" o artigo "Existe virtude no vago plano bancário de Geithner", argumentando que "pelo menos não dá garantia a mais dívida ruim".
"Dr. Doom" voltou a propor a estatização dos bancos, no que foi ecoado por Alan Greenspan, que presidiu o Fed e levou o mundo à crise. Em entrevista que virou manchete ontem no "Financial Times" (acima), ele admitiu a "nacionalização" em alguns casos e "temporariamente", mas dizendo com ironia que o controle estatal só seria aceitável "uma vez a cada cem anos". O próprio Obama já defende o "modelo sueco" dos anos 90, afirmou o jornal e destacou o Drudge Report: estatizar e depois vender.

"PARTNER"

O "Valor" anunciou na capa um seminário em conjunto com o "WSJ", em Nova York, "com Lula". Também Dilma Rousseff, Roberto Setubal (Itaú), Roger Agnelli (Vale) etc. O nome é "Brasil: Global Partner in a New Economy", parceiro global em uma nova economia. Coincide com o encontro de Lula e Obama.
Ao fundo, editorial do "FT" criticou ontem a política econômica de Hugo Chávez -e sugeriu, como alternativa, a política que permitiu a Lula "canalizar superávits para gastos públicos como Bolsa Família, que faz desembolsos em troca de manter crianças na escola".

OBAMA NO CORPO

Em meio à crise, Huffington Post e Drudge Report estão na expectativa do Carnaval no Brasil. O primeiro saudou que "a festa continua", ontem em seu post "Carnaval do Brasil: envie-nos suas fotos". O segundo, em enunciado logo abaixo da manchete, "Rainha do Carnaval do Brasil vai pintar Obama em seu corpo", sobre Viviane Castro, rainha da bateria da X-9 Paulistana.

"NOBRE SENADOR"
portalcorreio.com
Na polarizada imprensa local, ontem, o "Correio da Paraíba", do suplente de José Maranhão, também dono da repetidora da Record, festejou o novo governador. Mas o novo senador já é citado na Veja.com por acusações como "estelionato, formação de quadrilha"

O PROTÓTIPO
talkingpointsmemo.com
A "Time" soltou ontem sua lista com "os melhores blogs" americanos. Em primeiro lugar, o Talking Points Memo de Joshua Marshall, que vem de ganhar um prêmio Pulitzer e "se tornou o protótipo do que uma organização de notícias baseada na internet deve ser no futuro", segundo a revista.
Outra novidade é que dois blogs de sites de jornal, o Freakonomics e a página do economista Paul Krugman, ambos no "NYT", entraram nos dez mais. E o veterano Andrew Sullivan continua.



Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Outro lado: Governo diz que decisão não tem a ver com parente
Próximo Texto: Janio de Freitas: Outros aspectos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.