São Paulo, sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsonsa@uol.com.br

A democracia funciona


Com o enunciado "O que deu errado em Washington?", a "Economist" sai em defesa da democracia americana, que "parece disfuncional". Antes "só burocratas chineses tinham coragem de sugerir que o sistema autocrático era superior, mas hoje não faltam homens de negócios dos EUA cantando vantagens de um sistema que toma decisões rápidas". E reage: "Nós discordamos".
Argumenta que a estrutura política americana foi feita para "tornar a legislação federal difícil, não fácil". E "não é que a América seja ingovernável. Obama é que não fez bom trabalho para ganhar republicanos". Em suma, "o sistema básico funciona".

foxnews.com
FÚRIA
Na Fox News, depois "New York Times", "Wall Street Journal", "Financial Times", um americano jogou avião em "ataque deliberado" e suicida ao IRS, a Receita Federal



Satoshi Kambayashi/economist.com
A TEORIA DO DOMINÓ
Sob o título acima, a "Economist" avalia "o risco de que a Grécia anuncie algo muito pior". Diz que a venda de títulos americanos pela China ampliou a "preocupação". E que "a definição do que é credor seguro pode mudar, beneficiando o Brasil, digamos, e atingindo EUA e Reino Unido"

O MELHOR JANEIRO

Foi manchete de Folha Online e UOL no meio do dia, "Emprego bate recorde para janeiro". Na Reuters Brasil, o dia inteiro, "Emprego tem o melhor janeiro da história". Ocupou também o alto das buscas no Yahoo News, com a "BusinessWeek", "Demanda traz recorde na criação de empregos no Brasil", e no Google News, com o "WSJ", "Brasil registra recorde na criação de empregos".



economist.com
POR PETRÓLEO
Manchete na estatal BBC Brasil, "Gordon Brown: Grã-Bretanha está preparada para proteger Malvinas". Ele reage às ameaças argentinas, após o "WSJ" noticiar, três semanas atrás, o início da prospecção de petróleo nas ilhas -ainda ocupadas por forças britânicas

ATLÂNTICO SUL

Segundo o "WSJ", a prospecção nas ilhas Malvinas foi estimulada pela descoberta do pré-sal no Brasil. Em junho passado, a mesma Petrobras iniciou prospecção nas ilhas Cuencas Malvinas, da Argentina, perto das Malvinas.
Também no Atlântico Sul e em "águas profundas", a Petrobras anunciou, destaque do Valor Online ao "WSJ", a descoberta de petróleo na costa de Angola.



ECOS DO ASSASSINATO
France Presse
Em vídeo, a vítima e o assassino

Na manchete on-line do israelense "Haaretz", além do Reino Unido, "Alemanha e França requisitam respostas de Israel sobre passaportes falsos de Dubai". Depois, na manchete on-line do "WSJ", "Cartões de crédito dos EUA foram usados no assassinato de líder do Hamas".
Os sites dos jornais britânicos vão além. Na manchete do "Guardian", meio da tarde, "Solicitada prisão do chefe do Mossad", o serviço secreto israelense que é acusado pelo assassinato em Dubai. E o conservador "Telegraph" sublinhou que a oposição conservadora apoia o governo trabalhista na pressão que faz sobre Israel.



MEIA VOLTA

Na sofreguidão de Brasília, o blog de Ricardo Noblat postou às 17h08, "Por que Paulo Octávio renunciou". Às 17h20, "Meia volta volver: PO diz que fica".
No blog de Lauro Jardim, às 12h24, "PO vai renunciar". No blog de Josias de Souza, "contagem regressiva".



Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: "Meu tempo de clandestinidade acabou", diz Dirceu
Próximo Texto: Lula silencia há 3 meses sobre mensalão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.