São Paulo, quarta-feira, 19 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMPRENSA

Pesquisa foi debatida com Lula e ministros ontem

Para 70%, tentativa de expulsão de jornalista feriu imagem do país

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Pesquisa debatida ontem em reunião com Luiz Inácio Lula da Silva mostrou que 70% dos entrevistados crêem que a imagem do Brasil no exterior foi prejudicada pela tentativa de expulsão de Larry Rohter, do "New York Times", segundo apurou a Folha. Para 26%, não houve prejuízo.
No domingo, dia 9, o jornal publicou reportagem assinada por Rohter, na qual sugere que Lula abusa de bebidas alcoólicas. Na terça da semana passada, o presidente cancelou o visto do repórter. Na sexta, após Márcio Thomaz Bastos (Justiça) ter obtido carta em que o jornalista lamenta os constrangimentos causados, Lula anulou o cancelamento.
Para 51%, Lula agiu bem ao cancelar o visto, contra 44% que foram contra a decisão. Sobre o recuo do cancelamento, 79% disseram que Lula foi correto, e 18% não acharam certa a decisão. A pesquisa não foi feita pela Secom, mas o ministro Luiz Gushiken (Comunicação de Governo) a distribui ontem na reunião. Foram ouvidas 1.400 pessoas por telefone, no fim de semana.
Na reunião, José Dirceu (Casa Civil) deu explicações sobre outro episódio que trouxe dano político ao governo: a sua defesa em jantar com empresários no sábado de um pacto nacional contra eventual crise externa. Lula não gostou da proposta, por avaliar que ela reforça temores em relação à correção da política econômica.
Antonio Palocci Filho (Fazenda), apesar de ter ficado contrariado com as declarações de Dirceu, decidiu não cobrá-lo.
(KENNEDY ALENCAR)


Colaborou SÍLVIA MUGNATTO, da Sucursal de Brasília

Texto Anterior: Órgão público é invadido por sem-terra em PE
Próximo Texto: Congresso: Bancada do PT recomenda voto a favor da emenda da reeleição
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.