São Paulo, terça-feira, 19 de maio de 2009

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Laços de ternura?

Na capa e no alto da página 2 do "China Daily" de hoje, "Laços fortes com o Brasil vão ficar mais fortes". A reportagem destaca declaração de Zhou Zhiwei, especialista em Brasil da Academia Chinesa de Ciências, "Como os dois maiores países em desenvolvimento, as duas nações têm muito em comum no trato das relações internacionais".
No alto da página de Opinião, Lula assina o artigo "China e Brasil: Laços de ternura", com ilustração que mistura passistas ao "ninho de pássaros". O texto ressalta que os emergentes "estão ajudando a escrever um dos mais importantes capítulos da história do século 21", com os "sinais de que uma nova realidade está tomando forma".
Artigo de Fu Mengzi, do Instituto Chinês de Relações Internacionais, também no jornal, mas ontem, defendeu que a "Velha ordem deve dar lugar à nova", citando G20 e os emergentes.

chinadaily.com.cn
Lula, o samba e a nova realidade global



BRICS E A DISPARADA

No despacho da Reuters, desde Pequim, a "esperança" do Brasil de se associar à China em biocombustíveis. Ao mesmo tempo, a Bloomberg noticiava o salto da Bovespa, com a perspectiva de juros menores e demanda maior por commodities, por parte dos gigantes China e Índia. Saltaram Petrobras, Vale, até Cosan.
Fim do dia, UOL e outros postaram que a "disparada" se devia à elevação de 64,7% nas exportações para a China este ano, revertendo "estimativa empresarial". E ao anúncio chinês do estímulo à indústria petroquímica "no dia em que Lula chegou a Pequim".

ft.com
DESCOLOU?
Editor do "Financial Times" saudou em vídeo, ontem, o salto de 17% na Bolsa indiana -e voltou com a explicação do "descolamento, em especial dos Brics". Desde outubro, os quatro superaram "o mundo", diz o "FT", em mais de 50%

EMPREGO FORMAL
Parte do ambiente financeiro de ontem por aqui, a manchete dos sites e portais brasileiros ao longo da tarde e à noite no "Jornal Nacional", "País cria empregos formais pelo terceiro mês seguido, em abril". O saldo "fica positivo pela primeira vez no ano", com "o melhor resultado desde setembro".

PAÍS SÉRIO
E no topo das buscas de Brasil o presidente do fundo Pimco, Mohamed El-Erian, destacou em entrevista que o país tem administrado "extremamente bem" a crise atual. "As pessoas estão começando a levar o Brasil a sério, não só como país isolado, mas pelo impacto na economia global como um todo."




OBAMA E A ENERGIA

Na manchete on-line do "New York Times", os novos padrões de combustível que Obama resolveu bancar, para tornar os carros "30% mais limpos".
No mesmo "NYT", um especial destacava a "perspectiva brilhante" para os biocombustíveis, agora que a crise sumiu com a responsabilização do etanol pelos altos preços dos alimentos. O setor prevê, em dez anos, um mercado cinco vezes maior na Europa, três vezes maior nos EUA -e quatro vezes maior no Brasil.

CALIBRE
A "Veja" postou que "a vinda de Hillary Clinton está subindo no telhado e certo mesmo é a vinda de Bill, para uma palestra na Unica, dos produtores de cana, e uma recepção com gente do calibre de FHC" e outros. Mas eles "todos têm que ser aprovados pelo Departamento de Estado, por causa de Hillary".

LÁ E CÁ
Os interesses do casal Clinton em etanol vêm de tempos e foram tema de "NYT" e outros, um ano atrás, na campanha presidencial.
Como informa Mônica Bergamo, Bill é sócio da Brenco, usina que obteve mandado de segurança para não entrar na lista negra do trabalho "análogo" à escravidão.



wolframalpha.com
CERCO AO GOOGLE
O "NYT" deu que, no "novo humor" que começa a mostrar a administração Obama, o gigante Google passou a ser alvo de investigação das autoridades antitruste.

E CONCORRÊNCIA
De outro lado, do "Guardian" a Tiago Dória, o fim de semana foi de teste da busca de "web semântica" Wolfram Alpha, eventual concorrente do Google (acima).


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.