São Paulo, terça-feira, 19 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Denúncia sobre a Xeque-Mate é adiada

Ministério Público Federal decide analisar por mais um dia relatório produzido pela Polícia Federal

HUDSON CORRÊA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

O MPF (Ministério Público Federal) decidiu ontem analisar por mais um dia o relatório da Polícia Federal sobre a Operação Xeque-Mate antes de apresentar a denúncia contra os suspeitos de envolvimento com a máfia dos caça-níqueis. Na sexta-feira, o MPF havia informado que apresentaria ontem a denúncia. O prazo se esgota hoje à tarde.
Entre os indiciados pela PF, que podem ser denunciados à 5ª Vara Federal de Campo Grande, está Genival Inácio da Silva, o Vavá, irmão mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele foi indiciado sob suspeita de tráfico de influência em órgãos públicos e exploração de prestígio no Judiciário. Se denunciado e condenado, Vavá pode pegar de três a dez anos de prisão.
Existe a possibilidade de o processo contra Vavá ser desmembrado e enviado à Justiça Federal de São Bernardo do Campo. Ontem o MPF não deu informações sobre que providência pretende tomar. Procurado pela reportagem, o advogado de Vavá, Nelson Alfonso, não telefonou de volta.
Também foi indiciado Dario Morelli Filho, compadre de Lula. A PF o acusa de corromper policiais, de contrabando de componentes de caça-níqueis, falsidade ideológica, sonegação fiscal e exploração de jogo.
Sob suspeitas dos mesmos crimes foi indiciado Nilton Cezar Servo. Os dois podem ser condenados, caso sejam denunciados, a pena mínima de sete anos e três meses e máxima de 28 anos. Os advogados de Servo e Morelli negam que seus clientes tenham envolvimento com a máfia dos caça-níqueis.

Frei Chico
Na versão final das escutas, a PF corrigiu o nome de um interlocutor de Vavá. Segundo a PF, ele conversava com José Ferreira da Silva, o Frei Chico, outro irmão de Lula, e não com um "tal de Roberto".


Texto Anterior: Navalha: Relatório enviado pela PF cita o deputado Paulo Magalhães
Próximo Texto: TCU faz ressalvas nas contas de Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.