São Paulo, quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

perfil

Lina tem perfil "técnico" e fama de ser "durona"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Indicada para chefiar a Receita Federal pelo secretário-executivo da Fazenda, Nelson Machado, Lina Maria Vieira assumiu o cargo em 31 de julho do ano passado, em substituição a Jorge Rachid.
Funcionária de carreira, agradou ao governo com seu perfil "técnico" e fama de "durona". Sem filiação partidária, foi elogiada no Rio Grande do Norte quando, como secretária, dobrou a arrecadação. Teve, porém, embates com o setor empresarial.
Mãe de três filhos, um deles o comediante Mução, que faz sucesso no Nordeste, é reservada e não costuma frequentar eventos sociais. Advogada especializada em direito tributário, iniciou uma mudança na cúpula do fisco, até ser demitida pelo ministro Guido Mantega em julho.
Seu desgaste teve início em maio, quando se descobriu que a Petrobras fez uma mudança que proporcionou redução de tributos em R$ 4,3 bilhões. Em nota, a Receita citou a legislação que, em tese, vedava a manobra. O movimento foi considerado desastroso para Lina.


Texto Anterior: Silêncio: Ministra cancela viagem, fica em casa e não comenta depoimento
Próximo Texto: Base intimida Lina com ameaças veladas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.