São Paulo, quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em sessão, Mercadante ataca Serra, que critica líder do PT

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA REPORTAGEM LOCAL

No depoimento da ex-secretária da Receita Lina Vieira, o líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), acusou o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), de incluir em seu currículo cursos que não fez.
Em resposta, Serra afirmou que "Mercadante é um conhecido mitômano" e acusou o senador de "ter falsificado" seu próprio currículo ao se declarar doutor pela Unicamp.
A discussão começou quando o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) citou o imbróglio acerca do currículo da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).
Dilma é acusada pela oposição de ter colocado informações falsas em seu currículo, o que ela nega. Até a metade deste ano, o currículo exibido no site da Casa Civil registrava a informação de que ela tinha mestrado pela Unicamp, o que foi negado pela instituição. A ministra chegou a fazer os créditos, mas não apresentou a dissertação.
No currículo também constava que ela era doutoranda em economia monetária e financeira pela Unicamp. Em 2000, a matrícula foi cancelada.
Na discussão, Mercadante afirmou que Serra "nunca foi formado" em engenharia, embora essa informação constasse no currículo que apresentou ao Senado em duas ocasiões, quando foi eleito, em 1994 e em 1999, no início da segunda legislatura. Pela assessoria, Serra nega ser o autor do texto.
Ainda segundo Mercadante, Serra não tem mestrado pela Escolatina do Chile ou qualquer graduação. "São dois erros de currículo que tenho certeza de que ele já corrigiu. Ele não tem graduação, como fez mestrado sem isso eu não sei."
Os currículos de Serra estão disponíveis no livro "Dados Biográficos dos Senadores" que são impressos a cada legislatura e cuja autoria Serra nega.
Neles constam a informação de que se formou em engenharia pela USP -já no perfil disponibilizado no site do governo de São Paulo aparece a informação de que ele não terminou o curso. "Ele errou como a ministra Dilma. Espero que peça desculpas", disse Mercadante.
Serra reagiu: " Ele [Mercadante] é mitômano, é especialista em dossiê de aloprados e, terceiro, ele falsificou o currículo dele na campanha de 2006. Ele afirmou que era doutor pela Unicamp. Disse isso num debate na TV Gazeta. E ele não era doutor pela Unicamp. Ele inclusive foi meu aluno. De alguma maneira, ele é o precursor nessa matéria de mexer em currículos", disse Serra, em referência a debate daquele ano.
Serra citou ainda uma entrevista concedida ao hoje ministro da Fazenda, Guido Mantega (PT) - e publicada em 1999 no livro "Conversas com Economistas Brasileiros 2" - como prova de que não omite o fato de não ter concluído o curso de engenharia pela USP. No livro, Serra afirma que teve de "interromper a faculdade e deixar o Brasil", após o golpe de 64.
"Em todos os meus currículos, os de minha autoria ou de minha secretária, consta que não terminei a faculdade. Os meus milhares de colegas da Politécnica sabem disso."
A pedido da Folha, Serra apresentou diploma de mestrado no Chile e doutorado em Cornell (EUA). "Quanto aos meus títulos, são extremamente conhecidos. Teria até títulos para emprestar àqueles que dizem que têm e que não têm."
Ao justificar o erro em seu currículo, Mercadante disse que é mestre em economia pela Unicamp e que fez os créditos para o doutorado, mas não apresentou a tese. Segundo ele, essa informação está no currículo publicado nos "Dados Biográficos do Senado". Ele alega que já solicitou duas vezes a correção e não foi atendido. A informação de que fez doutorado também está na página pessoal de Mercadante.


Texto Anterior: "Leio pouco porque me dá sono", diz Lula
Próximo Texto: Elio Gaspari: Os "caras" do companheiro Obama
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.