São Paulo, quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Justiça do RJ decreta nova prisão preventiva de ex-banqueiro

DA SUCURSAL DO RIO

A juíza Simone Schreiber, da 5ª Vara Criminal do Rio, determinou ontem nova prisão preventiva contra o ex-banqueiro Salvatore Alberto Cacciola, acusado dos crimes de empréstimo vedado e de gestão temerária de instituição financeira.
Cacciola é considerado foragido da Justiça brasileira por ter sido condenado, em 2005, a dez anos de prisão por crime de peculato e gestão fraudulenta pela juíza Ana Paula Vieira de Carvalho, da 6ª Vara Federal Criminal do Rio.
Preso no sábado, se Cacciola for extraditado para o Brasil, terá contra si duas decisões judiciais de prisão. A juíza Simone Schreiber determinou ainda que as autoridades de Mônaco sejam notificadas de mais essa determinação de prisão para que seja incluída no pedido de extradição em trâmite.
Na crise cambial de janeiro de 1999, o banco de Cacciola tinha 20 vezes seu patrimônio líquido aplicado em contratos de venda no mercado futuro de dólar. Com a desvalorização do real, o banco de Cacciola quebrou. Na ação pela qual sua prisão preventiva foi decretada ontem, Cacciola é acusado de realizar operação vedada de empréstimo a pessoa jurídica que participa com mais de 10% de seu próprio capital.


Texto Anterior: Camburão atrai a atenção de turistas em café
Próximo Texto: Para ex-chefe do BC, ajuda do governo a bancos não gerou prejuízos ou lucros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.