São Paulo, sábado, 19 de setembro de 2009

Próximo Texto | Índice

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Formiguinhas

O PT promoverá em novembro um mega encontro de Dilma Rousseff com prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do partido. A ideia é aproximar a pré-candidata de um exército considerado estratégicoem2010: não tendo disputa eleitoral própria, a tropa poderá se dedicar de corpo e alma à campanha presidencial. Desde já foi criado um grupo executivo de prefeitos para organizar o ato nacional e estabelecer um cronograma de atividades para a ministra da Casa Civil em municípios importantes de vários Estados. O coordenador será o prefeito de Vitória (ES), João Coser. Participam também Maria do Carmo, de Santarém(PA), e Ary Vanazzi, de São Leopoldo(RS).



Boleiros 1. Em discurso ontem em Sapucaia do Sul, o corintiano Lula se declarou torcedor do Internacional. Mas, para afagar os arquirrivais na plateia, logo em seguida afirmou que a torcida do Grêmio é "uma das coisas mais poderosas" que já viu.

Boleiros 2. De volta à Bahia em pouco menos de dois meses, o tucano José Serra reclamou das derrotas do seu time, o Palmeiras, para o Vitória. "Vocês não podem imaginar como eu sofri", desabafou o governador paulista. "Sempre me lembro de que foi o Vitória que mandou o Palmeiras para a segunda divisão."

Duas canoas. Aliado do ministro Geddel Vieira Lima, o prefeito de Salvador, João Henrique (PMDB), fez questão de comparecer à palestra de Serra na Associação Comercial. Ficou o tempo todo e teve uma conversa amistosa com o presidenciável tucano.

Só love. Depois de trocar juras de amor com Aécio Neves, Serra fez questão de citar Minas, em sua fala na Bahia, como exemplo de administração exitosa. Foi o único governo que ele destacou.

Fazer o quê? Quando tucanos lhe perguntam sobre a provável saída de Gabriel Chalita do PSDB, Geraldo Alckmin responde que "mal conseguiu falar" com seu pupilo, que desde o início estaria decidido a ingressar num partido pelo qual tivesse garantida a candidatura ao Senado.

Novos eleitores. Como resultado do mutirão carcerário feito em João Pessoa, o TRE-PB regularizou a situação dos presos provisórios, que poderão exercer pela primeira vez, em 2010, o direito de votar. O Conselho Nacional de Justiça quer levar a iniciativa para outros Estados.

Hollywood 1. Lula, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes chegamaCopenhagennopróximodia29parapanfletarpela candidatura do Rio a sede da Olimpíada de 2014. O anúncio será em2deoutubro.Os três vão ensaiar juntos a apresentação final, mantida em sigilo, da candidatura brasileira.

Hollywood 2. Um dos doces que Serão servidos ao júri Encarregado de escolher a sede dos Jogos serão filmes dirigidos por Fernando Meirelles. Quem viu achou o trabalho" impactante".Cabral chegou a derramar lágrimas.

Ciúmes...Marcos Lima, sub chefe de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Relações Institucionais, que chegou a ser cotado para o lugar de José Múcio, ameaçou sair junto com o ministro quando confirmada a ascensão de Alexandre Padilha.

...de você. Chamado por Gilberto Carvalho,Lima,que cuidado atendimento a parlamentares e acompanha a liberação de emendas,decidiu ficar no posto ao menos até fevereiro, quando planeja fazer uma viagem de estudos.

No volante. Oscar Maroni, dono da boate Bahamas, tem encontro com o líder sem-terra José Rainha Jr. hoje em Araçatuba (SP). No local há uma fazenda do empresário invadida pelo MST. Maroni irá pilotando seu Jaguar.



com VERA MAGALHÃES e SILVIO NAVARRO

Tiroteio

"Lula investe no atraso, como atesta o nacionalismo anacrônico dos projetos do pré-sal. Já a violência gerada pelo tráfico de drogas passa ao largo de suas prioridades."

Do deputado JOSÉ CARLOS ALELUIA (DEM-BA), sobre o fato de o governo dos EUA incluir o Brasil entre os 20 maiores países produtores ou que servem de plataforma ao tráfico de drogas.

Contraponto

Mr. Magoo

Quando era ministro do Desenvolvimento, no primeiro governo Lula, Luiz Fernando Furlan costumava comparecer a eventos públicos munido de dois óculos, um para longe, outro para perto. Certa vez, porém, esqueceu o primeiro no gabinete. Tudo ia bem enquanto ele recitava, em seu discurso, os nomes das autoridades presentes. Até receber bilhete de um assessor avisando que Joaquim Roriz, embora fora da lista, estava presente.
Como não conseguiu enxergá-lo, Furlan apontou para o canto das autoridades e fez um gracejo:
-Acho que o Distrito Federal mandou representante...
A plateia olhou para Cássio Cunha Lima, que explicou:
-Por enquanto eu continuo governando a Paraíba...
No início deste ano, o tucano teve o mandato cassado.


Próximo Texto: "Dilma já tem as qualidades para ser candidata", diz Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.