UOL

São Paulo, sexta-feira, 19 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Só os bancos lucraram em 2003, diz PSDB

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Um dia depois de o PFL divulgar uma avaliação negativa do primeiro ano do governo Lula, o PSDB apresentou ontem o seu balanço: para os tucanos, o Palácio do Planalto vive em um "mundo de espetáculos", não cumpriu nada do que foi prometido na campanha, a retomada do crescimento econômico não passa de um espasmo e apenas um setor lucrou em 2003 -o financeiro.
"Esse é o balanço de um fracasso, o país parou, não há crescimento econômico e as avaliações em todas as áreas são negativas", afirmou o líder do partido na Câmara, Jutahy Júnior (BA), que, ao lado do senador Arthur Virgílio (AM), líder no Senado, apresentou uma nota com críticas a 21 setores ou ações do governo.
Os tucanos repisaram praticamente todas as críticas feitas pelos pefelistas no dia anterior -PFL e PSDB são os principais partidos de oposição-, como, por exemplo, a de que Lula não cumpre a promessa eleitoral de criar 10 milhões de empregos, a de que o governo aumentou a carga tributária e a de que a política externa é uma afronta irresponsável ao governo dos Estados Unidos.
Jutahy e Virgílio disseram ter decidido as linhas gerais do balanço ontem com o presidente nacional da sigla, José Serra, candidato derrotado por Lula nas eleições do ano passado.
"Fizemos um sincero esforço para avaliar o que poderia ter melhorado neste ano. Chegamos a dois pontos apenas. Um que melhorou -e essa é uma avaliação imodesta- foi a oposição. O outro foi o marketing do governo", disse Jutahy.
Virgílio deu a entender que em 2004 a oposição tucana será mais acirrada. Ao apontar que o PSDB ajudou a aprovar as reformas da Previdência e tributária, Virgílio disse que, daqui para frente, o "bebê terá que desmamar". "Carregamos o governo no colo em 2003. No ano que vem, vai ter que desmamar, vai ter que tomar leite sozinho", afirmou o senador. (RANIER BRAGON)


Texto Anterior: Federação dos bancos vê ano "muito positivo"
Próximo Texto: Em carta, ONG cobra do presidente medidas de combate à corrupção
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.