São Paulo, sexta-feira, 20 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Controvérsias marcam morte de Celso Daniel

DA REPORTAGEM LOCAL

Quatro anos após o assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT), Ministério Público e Polícia Civil ainda têm opiniões contraditórias sobre motivação da morte, envolvidos e dinâmica do crime.
Para o delegado Armando de Oliveira Costa Filho, do DHPP (Departamento de Homicídio e de Proteção à Pessoa), primeiro a investigar a morte, Daniel foi vítima de crime comum: seqüestrado ao acaso e morto após ter a identidade descoberta. Costa Filho encerrou o inquérito dois meses após o crime. "Até hoje não surgiu nada de novo que mudasse aquela investigação."
A pedido da família do prefeito, o Ministério Público de São Paulo reabriu o caso e acusou o empresário e ex-segurança do prefeito, Sérgio Gomes da Silva, de ter encomendado o crime, motivado por desavenças num suposto esquema de corrupção. A Justiça aceitou a denúncia e abriu um processo contra Gomes da Silva.
O empresário estava com Daniel no momento do seqüestro. Dois dias depois, o corpo do prefeito foi encontrado numa estrada de terra com sete tiros, marcas de queimadura, lesões causadas por ricocheteamento de balas e espasmo cadavérico provocado por grande tensão nervosa que precedeu a morte.
"O delegado sempre atuou como testemunha de defesa de Gomes da Silva, o que ele efetivamente é", disse o promotor Roberto Wider Filho -Costa Filho foi arrolado como testemunha de defesa do empresário. O delegado apontou o menor L.S.N. como o autor dos disparos. Para a Promotoria, a história de L.S.N. é incompatível com perícia feita no corpo.
A delegada Elisabete Sato foi designada para continuar a investigação pela Polícia Civil. O inquérito não foi concluído.

Caso Toninho
Dois promotores de Campinas que investigam a morte do então prefeito Antonio da Costa Santos, o Toninho do PT, disseram ontem à CPI dos Bingos não haver indícios de que a morte foi encomendada. A hipótese, porém, não foi totalmente descartada.


Texto Anterior: Em bate-boca no Senado, ACM acusa petistas de terem matado Celso Daniel
Próximo Texto: Panorâmica - Caso Maluf: Jersey não barra envio de dados bancários ao Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.