São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente e petistas defendem o término da reeleição em 2009

Tese do terceiro mandato, apoiada pelo deputado Devanir Ribeiro, é rejeitada

KENNEDY ALENCAR
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do PT, Ricardo Berzoini, pretendem articular o final da reeleição no próximo ano. Segundo a Folha apurou, Lula deu aval a Berzoini para retomar negociações com os tucanos e preparar o terreno político para um acordo que possa ser colocado na praça após as eleições.
Em conversas reservadas, Lula voltou a rejeitar a hipótese do terceiro mandato, tese novamente aventada pelo deputado petista Devanir Ribeiro em discurso no Congresso. Segundo relato de um auxiliar direto do presidente à Folha, Lula teria dito que "não se brinca com isso", pois seria "quebrar um valor da democracia".
O presidente pediu, mais uma vez, que fosse dito a Devanir que ele cria crises artificiais ao abordar o tema, pois gera desconfiança na oposição.
Já o fim da reeleição e o restabelecimento do mandato presidencial de cinco anos interessam a Lula e ao PT.
O presidente condicionava seu apoio ao final da reeleição a um acordo com o PSDB. Berzoini relatou ao presidente que petistas e tucanos voltaram a conversar sobre o tema e que há clima para tentar votar essa proposta. O PT avalia que o fim da reeleição deve ser votado ainda no mandato de Lula para evitar que o próximo presidente dinamite a idéia diante da possibilidade concreta de realizar dois governos seguidos.


Texto Anterior: Câmara enforca sessões no feriadão e cria artifício contra desconto de salário
Próximo Texto: Aécio defende união com PT e sugere outro rumo a críticos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.