São Paulo, quinta-feira, 20 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O MARQUETEIRO

Nassau tem conta CC-5

Banco ligado a Duda pede fim de quebra de sigilo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Alvo de quebra de sigilo bancário no inquérito do mensalão, na parte que investiga Duda Mendonça, o Nassau Branch of BankBoston no Brasil pediu ao Supremo Tribunal Federal a suspensão da medida. O plenário começou ontem a examinar o pedido.
Em 2005, o relator desse inquérito, ministro Joaquim Barbosa, quebrou o sigilo de uma conta CC-5 do Nassau, usada para remessas de dinheiro para o exterior, e determinou ao banco que informasse todas as transferências ocorridas nos últimos cinco anos por meio dessa conta.
O Nassau recorreu contra o uso das informações, dizendo que todos que fizeram remessas legais teriam a sua privacidade violada.
Ao levar o recurso do Nassau ao plenário do STF, Barbosa colocou em dúvida a existência de autorização para o funcionamento no Brasil dessa instituição. Por decisão unânime, os ministros fixaram prazo de cinco dias para que o Banco Central diga se há decreto presidencial autorizando a atividade do Nassau. Depois disso, eles retomarão o julgamento.


Texto Anterior: Mídia: Fórum de jornalismo da Folha vai reunir especialistas internacionais
Próximo Texto: Toda Mídia - Nelson de Sá: Uma minoria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.