São Paulo, quinta-feira, 20 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Institutos de pesquisa criticam restrição ao direito à informação

DA REDAÇÃO

Os três principais institutos de pesquisa do país criticaram ontem a proibição da divulgação de pesquisas eleitorais nos últimos 15 dias antes da eleição.
Segundo executivos do Datafolha, do Ibope e do Sensus, a nova lei, aprovada anteontem pelo Senado, afronta o direito à informação e desrespeita a democracia. O pacote de alterações de regras eleitorais ainda depende de sanção presidencial. Se for aprovado, pode ser questionado no Supremo Tribunal Federal.
De acordo com o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, o veto à divulgação de pesquisas na quinzena antes da eleição é uma "censura prévia e viola a liberdade de expressão".
A opinião é a mesma de Márcia Cavallari, diretora-executiva do Ibope, e de Ricardo Guedes, do Instituto Sensus. "Isso fere a liberdade de divulgação de informações", disse Guedes. "A medida é retrógrada, tira o acesso à informação do eleitor e é inconstitucional", afirmou Cavallari.
Datafolha, Ibope e Sensus também são unânimes ao afirmar que o eleitor será o maior prejudicado com a proibição. Sem a divulgação, os institutos acreditam que aumentará a encomenda de levantamentos por parte dos partidos, que não chegarão ao eleitor.
"Quem sai perdendo é o eleitor, que vai ficar sem informação. Os partidos não vão ficar às cegas de jeito nenhum", afirma Cavallari.
Para Paulino, há o risco de a divulgação acontecer de forma camuflada na imprensa. "Será uma informação que chegará ao eleitor de forma enviesada, o que pode gerar mais confusão."
Os três acreditam que a medida não entrará em vigor neste ano -e nem nas próximas eleições. "Trabalho com a hipótese de que isso não vai passar no Supremo, porque é uma atitude inconstitucional", disse Paulino.


Texto Anterior: Autor de projeto critica artigo que limita pesquisas
Próximo Texto: Eleições 2006/Presidência: Militantes pró e contra Lula brigam no RS
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.