São Paulo, sexta-feira, 20 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Nem sei se estarei vivo até 2014", diz Lula sobre especulações de nova eleição

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem aos líderes partidários e presidentes das legendas que fazem parte do Conselho Político que não se empenhará pessoalmente nas negociações sobre o fim do instituto da reeleição.
"Não adianta. Eu não vou me posicionar mesmo sobre isso [fim da reeleição]", disse o presidente, segundo relatos à Folha de participantes do evento.
Lula ainda se mostrou incomodado com as interpretações de que estaria financiando o debate sobre o fim da reeleição com o objetivo de voltar ao poder em 2014. "Estão querendo jogar no meu colo essa história de reeleição", disse ontem o presidente. "Estão dizendo por aí que eu estou trabalhando para voltar em 2014. Mas eu nem sei se estarei vivo até lá."
Lula abriu a reunião do conselho citando a reforma política e a reeleição. Segundo o líder do PR, Luciano Castro (RR), o presidente deixou claro que acha que esse é um problema a ser enfrentado pelo Congresso, e não pelo Planalto. Lula já se declarou em outros momentos contrário à reeleição.
"O presidente disse que estão colocando o tema da reeleição como se fosse coisa dele, e não é", afirmou Castro. Segundo o líder do PR, Lula ressaltou que o Congresso deveria tratar do tema da reforma política como uma prioridade. E que a questão da reeleição poderia ser tratada nesse contexto.
"O presidente disse: "Vocês precisam enfrentar isso de vez [a reforma política]. Isso é um problema dos partidos e do Congresso", afirmou o líder do governo na Câmara, José Múcio (PTB-PE).
A reeleição foi criada em 1997 para permitir que o então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) pudesse concorrer novamente em 1998. FHC já se mostrou contrário ao fim da reeleição. O tema divide o Congresso. (LETÍCIA SANDER E EDUARDO SCOLESE)

Texto Anterior: Presidente do PSDB discute fim da reeleição com Lula
Próximo Texto: Petista promete investimentos e reestruturação das Forças Armadas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.