São Paulo, sexta-feira, 20 de abril de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

A cor do colarinho

Na manchete da Folha Online, "Após operação da Polícia Federal, Justiça veta o funcionamento de bingos em São Paulo". Logo abaixo, "Justiça bloqueia bens de supostos envolvidos com a máfia". Para quem andou com saudades, o comentário do âncora Boris Casoy no novo "Telejornal do Brasil", da JBTV:
- O aspecto bom do caso é que Justiça, Ministério Público e Polícia Federal têm trabalhado de maneira extremamente positiva no combate ao crime, não se importando com a cor do colarinho do bandido. O aspecto grave é saber a que ponto o crime organizado se entranhou nos altos escalões da sociedade. É um sinal grave de apodrecimento moral do Estado.

Sergio Moraes/Reuters
Na foto despachada ao exterior, rosas vermelhas em Copacabana

"DEATH GARDEN"
É o Jardim da Morte, anunciou a Reuters em longo despacho, postado em sites pelo mundo, noticiando as 1.300 rosas vermelhas espalhadas pela praia de Copacabana para recordar os assassinados no Rio, só neste ano.
No "Washington Post", que dedicou mais de metade da primeira página dias atrás para a violência no Rio, o correspondente Monte Reel voltou ao assunto com os 19 mortos da "batalha" por favelas. E destacou as cifras do site Riobodycount, que faz a "contagem de corpos".
Já o "Miami Herald" falou das "imagens chocantes" da batalha nas ruas, notando que a violência sobe às vésperas da visita de Bento 16 e dos Jogos Pan-Americanos.

MASSACRE, O FILME
Do site do "New York Times" à CNN, a especulação de ontem sobre o "manifesto multimídia" do assassino da Virginia Tech foi a possível inspiração das imagens, que correram o mundo, no filme sul-coreano "Oldboy". Duas em especial, a do martelo e a da pistola na cabeça.
Da polícia às famílias das vítimas, por outro lado, a ampla veiculação das imagens estimulou críticas e "revolta" contra a mídia, o que mereceu manchetes da BBC e, por aqui, do "Jornal Nacional".

DESTRUIÇÃO, O FILME
A "Variety", especializada em cobertura de Hollywood, deu que o diretor Luc Besson e o fotógrafo Yann Arthus-Bertrand, ambos franceses, iniciam na semana que vem a filmagem de "Boomerang". E começam pelo Brasil, em uma plantação de soja "onde a floresta tropical está sendo destruída para produzir grãos para alimentar o gado no mundo desenvolvido".
O filme passará por outros países e terá distribuição gratuita, em "ação inusitada", depois de cobrir custos.

CORRIDA
"Financial Times", "Wall Street Journal" e despachos das agências Bloomberg, AP e UPI destacaram ontem que a Embraer, "líder mundial na produção de jatos regionais de passageiros", na descrição do "FT", estuda desenvolver um jato de transporte militar, o C-390. Seria sua "entrada no transporte militar" e bateria de frente com um modelo da americana Lockheed, o C-130. O projeto tomou forma depois que a empresa brasileira perdeu contrato com o Departamento de Defesa dos EUA, no ano passado.

O FMI DE CHÁVEZ
O ministro Guido Mantega elevou a voz no debate sobre o Banco do Sul, projeto de Hugo Chávez, e avisou, nas agências Dow Jones e Reuters, que o "Brasil não vai aderir a nada". Que só poderia participar "em condições de igualdade".
De sua parte, o francês "Le Monde" saiu perguntando, com certa ironia, "os latino-americanos vão matar o FMI?". Sinais de que o Brasil poderia se juntar ao projeto levaram o artigo a alertar para os riscos de um organismo que não poderia, por exemplo, questionar as estripulias financeiras de Chávez.

MAIS PARAPOLÍTICA
"Miami Herald", "FT" e outros destacavam ontem que o Senado "bloqueou a ajuda dos Estados Unidos às forças colombianas", os fundos do Plano Colômbia, e cobrou a "investigação de abusos dos direitos humanos e supostas vinculações das forças com grupos paramilitares".
Segundo a "Economist", "o escândalo "parapolítica" se aproxima ainda mais do presidente Álvaro Uribe". O texto é baseado na denúncia de que duas fazendas de sua família teriam sido usadas como bases para operações paramilitares de execução.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Petista promete investimentos e reestruturação das Forças Armadas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.