São Paulo, segunda-feira, 20 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PSDB e PMDB combinam discurso para o Nordeste

RENATA GIRALDI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As conversas no fim de semana foram intensas para os tucanos e peemedebistas que trabalham pela formalização da aliança em torno do presidenciável do PSDB, o senador José Serra (SP).
Após várias conversas, reafirmam que até quarta-feira definem o vice na chapa governista -a cúpula trabalha com o nome da deputada Rita Camata (PMDB-ES) ou do senador Pedro Simon (PMDB-RS), depois que o deputado Henrique Eduardo Alves (RN) foi descartado.
O nome de Alves, favorito da direção do PMDB, era um dos cotados por ser do Nordeste, mas acabou inviabilizado após reportagem publicada na "IstoÉ" segundo a qual teria feito depósitos no valor de US$ 15 milhões em contas em paraísos fiscais.
Como o vice de Serra pode ser de outra região, a partir de hoje o discurso será que o governo de Juscelino Kubitschek e João Goulart -um mineiro e outro gaúcho- foi o que mais realizações executou a favor do Nordeste.
No período -de 1956 a 1961-, foi criada a Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), extinta recentemente e que Serra disse querer retomar, e mobilizadas ações no combate aos efeitos da seca na região. Para peemedebistas e tucanos, essa tese pode resolver o problema de o vice vir do Sudeste ou do Sul.
"O PMDB tem o tempo que considerar necessário para definir o nome. Nós não estamos com pressa", afirmou o presidente do PSDB, José Aníbal. "Estamos analisando todas as hipóteses e, no momento certo, a melhor alternativa será definida. Não irá demorar", acrescentou Moreira Franco (PMDB-RJ).

Blindagem
Na última hora, Serra e o presidente do PMDB, Michel Temer (SP), desmarcaram um jantar, que deveria ocorrer anteontem, em São Paulo.
Conversaram por telefone, acertando os detalhes para que o novo nome não seja vulnerável a denúncias.



Texto Anterior: Rumo às eleições: Palocci diz que vai apurar licitação
Próximo Texto: Dívida de Minas definirá candidatura de Aécio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.