São Paulo, quinta-feira, 20 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Justiça cassa direitos políticos de Delúbio

Ex-tesoureiro do PT também terá de devolver R$ 164,7 mil ao Estado de Goiás por receber salários irregulares

DA AGÊNCIA FOLHA

O Tribunal de Justiça de Goiás condenou o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares a devolver R$ 164,7 mil aos cofres públicos por recebimento irregular de salários. A sentença, votada em maioria, é de 4 de maio, mas foi divulgada ontem.
Ele também teve os direitos políticos cassados por oito anos e não poderá exercer cargo público no Brasil -mas pode recorrer da decisão.
Entre 1994 e 1998 e 2001 e 2005, ele obteve uma licença remunerada da rede estadual de ensino para trabalhar no Sindicato dos Professores de GO. Em vez de atuar na entidade, mudou-se para SP.
Coordenador das campanhas de Lula em 1989 e 1998 e tesoureiro do PT entre 2000 e 2005, Delúbio é acusado de envolvimento no mensalão e responde a ação no Supremo pelo caso.
Delúbio já havia sido condenado em 2007, mas recorreu. Desta vez, o TJ reforçou a condenação e ampliou as penas, incluindo cassação dos direitos políticos, proibição de celebrar contratos com o Estado por dez anos e pagamento de multa.
O advogado de Delúbio, Sebastião Ferreira Leite, disse ainda não ter sido informado oficialmente da decisão, mas afirmou que deve recorrer no Superior Tribunal de Justiça.
"Alguns dos pontos descritos no processo já estão prescritos e a Justiça não menciona isso."
As acusações prescritas já haviam sido retiradas, disse o TJ. (GIULIANA MIRANDA)


Texto Anterior: Reajuste para aposentado passa no Congresso
Próximo Texto: Maluf vai ser julgado por dinheiro fora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.