São Paulo, quinta-feira, 20 de junho de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Cargos na mesa
A direção nacional do PFL decidiu que só apoiará Geraldo Alckmin (PSDB) em SP se os tucanos cederem a vice e uma vaga na chapa ao Senado para o partido. Caso contrário, os pefelistas podem lançar um candidato laranja ao governo para dedicar todo o tempo de TV à campanha de Romeu Tuma a senador.

Peso eleitoral
O nome escolhido pelo PFL para a vice de Alckmin é Cláudio Lembo, presidente da sigla em SP. Mas o governador reluta em aceitar a indicação. Considera que o pefelista não acrescenta votos à chapa e prefere ter um companheiro de chapa tucano.

Portas abertas
O PFL resolveu exigir a vice de Alckmin após ser procurado por Paulo Maluf. O pepebista, que lidera as pesquisas em São Paulo, diz que aceitará toda reivindicação do partido, caso o PFL não apóie o tucano.

Haja notícia
O comando da campanha de Serra está insatisfeito com o desempenho da sua equipe de comunicação. O trabalho é burocrático, há muita gente batendo cabeça e pouco resultado. Só no debate sobre habitação, anteontem, oito jornalistas acompanhavam o presidenciável.

Política de segurança
Os tucanos deixaram para anunciar poucas horas antes a exata favela do Rio de Janeiro que o presidenciável José Serra (PSDB) iria visitar ontem. Motivo: "razões de segurança".

Conhecimento de causa
FHC recebeu para um debate ontem à noite no Palácio da Alvorada dois escritores latino-americanos: Marcos Aguinis, especializado na crise argentina, e Héctor Aguilar Camín, que escreveu livros sobre o México.

Clima de Copa
O chanceler do Senegal, Cheikh Tidiane Gadio, visitou ontem o Congresso e recebeu uma camisa da seleção brasileira de presente do líder do PT, deputado João Paulo (SP).

Andar de cima
José Gratz, presidente da Assembléia do ES, suspeito de ligação com o crime organizado, vai depor hoje na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, que discute a possível intervenção federal no Estado.

Cara à tapa
Lula foi o primeiro candidato a confirmar presença no encontro de presidenciáveis com a Fiesp. Já marcou até data: 30 de julho.

Medo de contágio
O risco de "argentinização" do Brasil foi tema de piada anteontem no programa "Caia quem caia", uma espécie de "Casseta & Planeta" de uma TV da Argentina. Uma máscara de médico foi entregue a Lula no Brasil: "É para evitar a contaminação de argentino", ironizou o ator.

Medida preventiva
Após entregar a máscara a Lula num evento em SP, a TV argentina perguntou a ele se, no caso de vencer a eleição, manterá "relações com os EUA". Diante da resposta afirmativa, o repórter não perdoou: "Não se esqueça de usar camisinha".

Lições de história
A TV Bandeirantes pretende promover um debate entre os candidatos a vice-presidente.

Bloco na rua
José Genoino (PT-SP) programou para 6 de julho, quando passa a ser legal a propaganda eleitoral, várias carreatas pelas ruas centrais de SP com centenas de militantes do partido.

Proposta explosiva
Wagner Senna, chefe do departamento de Patrimônio Indígena da Funai, pediu demissão do cargo, em protesto contra o projeto do senador Romero Jucá (PSDB-RR) que libera o garimpo em área indígena e que originou a queda do ex-presidente Glênio Alvarez.

TIROTEIO

Do presidente do PSDB, deputado José Aníbal (SP), sobre Garotinho (PSB), que já afirmou que o PT é o "partido da boquinha", ter convidado José Dirceu (PT) para entrar com uma ação contra Nelson Jobim:
- O Garotinho tinha razão, o PT é mesmo o partido da boquinha. Só que agora ele está dando comida na boquinha do PT.

CONTRAPONTO

Eleitorado bovino

Em campanha ao governo de Minas Gerais, o deputado federal Nilmário Miranda (PT), visitou, há duas semanas, o município de Santa Rita do Ibitipoca, a 240 km de Belo Horizonte.
A prefeita da cidade, Ivone Neves (PT), achou que o melhor lugar para o candidato fazer discurso era na feira agropecuária da cidade. Ela convidou o deputado. Miranda falaria logo após a premiação da melhor vaca leiteira da cidade, uma das principais atrações do ano na pequena cidade de 3.000 eleitores. Nesses concursos, muito comuns no interior de Minas Gerais, é premiado o animal que consegue produzir a maior quantidade de leite no menor espaço de tempo.
A premiada da feira de Ibitipoca foi a vaquinha Turista.
No seu discurso, Miranda surpreendeu:
- Quero agradecer à companheira vaca Turista, sem a qual não teríamos esse espetáculo...



Próximo Texto: Rumo às Eleições: PL ressuscita aliança com PT e anuncia Alencar como vice
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.