São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornais precisam se preparar, diz palestrante

ANA FLOR
DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar do bom momento que a mídia impressa vive na América Latina, jornais precisam se preparar para enfrentar crise semelhante à dos EUA.
Diretor do Ifra Newsplex, um centro de treinamento que promove a integração multimídia em redações de jornais impressos, Randy Covington, defende que o futuro dos jornais impressos depende da capacidade de se associar ao e-mail, blogs e celular. Palestrante do sétimo Congresso Brasileiro de Jornais, Covington falou à Folha.

 

FOLHA - Jornais nos EUA estão em crise. O que o Brasil deve esperar?
RANDY COVINGTON
- Nos EUA, a maioria dos jornais vem demitindo de 20% a 30% dos seus funcionários. Isso é devastador para uma Redação. Os lucros caíram, a moral está em baixa. No Brasil, a indústria dos jornais cresce, a circulação cresce, lucros estão fortes.

FOLHA - Quais as diferenças?
COVINGTON
- Uma é a penetração da internet, com a banda larga. Nos EUA é muito mais alta. Nos EUA, os jornais são de propriedade de grandes corporações, que querem ter lucros altos e imediatos. Na América Latina, ainda existem muitas famílias donas de jornais. Elas olham de maneira mais global para a situação. Há ainda quem diga que os jornais nos EUA perderam contato com leitores. O Brasil irá enfrentar realidades semelhantes. A internet terá impacto crescente. Os jornais no Brasil precisam se antecipar e não cometer erros que jornais nos EUA cometeram.

FOLHA - O que pode ser feito?
COVINGTON
- É preciso se preparar para o futuro em que muitas pessoas vão estar conectadas. Elas vão querer ler, ver, ouvir, experimentar. O futuro não é apenas impresso, não é apenas internet, não é apenas notícia no celular. É tudo isso junto.

FOLHA - O interesse por notícias cresceu?
COVINGTON
- Ele é maior hoje. O que é assustador é a migração para os blogs e formas menos tradicionais. Não há garantia de que as pessoas vão nos procurar no futuro só porque temos um jornal impresso. Jornais ainda têm credibilidade, repórteres, ética, entendem o contexto. Precisam se preparar para o crescimento da internet.


Texto Anterior: Especialistas divergem sobre a interação entre jornal e internet
Próximo Texto: Toda Mídia - Nelson de Sá: Eleições armadas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.