São Paulo, sexta-feira, 20 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÃO PAULO

Tribunal concedeu direito de resposta a governador tucano, e petista ainda pode perder 81 inserções na próxima terça

Genoino é punido por ataques a Alckmin

TIAGO AGUIAR
DA REDAÇÃO

A disputa entre o governador e candidato à reeleição, Geraldo Alckmin (PSDB), e o candidato do PT, José Genoino, chegou à Justiça. O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) puniu a coligação "São Paulo quer Mudança" (PT-PSB-PC do B) com a perda de 81 inserções no horário eleitoral gratuito da TV, além de conceder direito de resposta ao tucano.
No final da tarde de ontem, o PT conseguiu barrar temporariamente a decisão que suspendeu as inserções até o julgamento do mérito, que ocorre terça. No entanto o tribunal manteve a concessão do direito de resposta a Alckmin.
A decisão do tribunal contra a coligação de Genoino foi motivada por propagandas do PT veiculadas nos dias 10, 11 e 12 deste mês, que mostravam manchetes de jornais nas quais os candidatos Alckmin e Paulo Maluf (PPB) trocam ofensas. Em todas elas, um locutor lê as reportagens.
No começo do mês, Alckmin também foi punido com a perda de 25 inserções na TV. Mas o motivo foi a invasão do horário destinado à propaganda dos candidatos a deputado estadual.
A exemplo do que está ocorrendo com o PT, o TRE determinou a punição e, no mesmo dia, acatou pedido da coligação tucana para suspender a decisão até o julgamento do mérito, que acabou sendo desfavorável a Alckmin.
Nos dois primeiros meses da campanha eleitoral, advogados de Alckmin e Maluf travaram intensa disputa nos tribunais.

Polarização
A polarização entre Alckmin e Genoino começou há pouco mais de uma semana, quando a coligação tucana passou a atacar o petista na inserções reservadas aos candidatos a deputados na TV.
Um dos anúncios, assinado pelos deputados do PFL, dizia que, em 20 anos como deputado federal, Genoino só conseguiu aprovar um projeto na Câmara.
Com o crescimento do tucano e do petista nas últimas pesquisas de intenção de voto, aumentou nos bastidores das duas campanhas o número de assessores que acreditam na disputa do segundo turno entre Alckmin e Genoino.
De acordo com a última pesquisa do Ibope, Alckmin lidera com 29% das intenções de voto, contra 28% de Paulo Maluf. Genoino está com 19%, mas, assim como o governador, em ascensão.
No levantamento anterior do instituto, Alckmin aparecia com 26%, e Genoino, com 16%.
Se a tendência de crescimento dos dois candidatos se confirmar nas próximas pesquisas, os tucanos estudam intensificar ataques ao PT na televisão.



Texto Anterior: Companheiros: Tasso pede "todo apoio" a Ciro
Próximo Texto: Maluf compara Alckmin a traficante e o chama de 'Geraldo Maluquinho'
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.