São Paulo, Quarta-feira, 20 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Índice

GOVERNO
Ministro critica ex-subordinado
Greca reage a denúncias sobre bingos

da Sucursal do Rio

O ministro do Esporte e do Turismo, Rafael Greca, disse ontem que as irregularidades constatadas no funcionamento dos bingos são anteriores ao funcionamento da pasta, criada neste ano.
Ele afirmou também que não teve conhecimento de portarias e ofícios divulgados neste ano que supostamente teriam facilitado o aprofundamento de irregularidades. Todos os documentos referentes a bingos, segundo o ministro, foram assinados pelo ex-presidente do Indesp (Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto) Manoel Tubino.
Tubino acusa Greca de saber das irregularidades que, segundo ele, seriam praticadas pelo diretor de Fiscalização do Indesp, Luiz Antônio Buffara. O ministro disse que está propondo que o controle das operações dos bingos seja todo feito pela CEF (Caixa Econômica Federal) e que a Polícia Federal apure as irregularidades.
Em sua coluna de ontem na Folha, o jornalista Juca Kfouri disse que, em junho deste ano, já na gestão de Greca, foram publicados uma portaria e um ofício que teriam aprofundado a brecha legal para a instalação de bingos eletrônicos no Brasil.
De acordo com o ministro, a introdução das máquinas eletrônicas nos bingos é resultado de atos administrativos de 1998, anteriores à sua gestão. Segundo ele, os atos seguintes, praticados por Tubino, foram de renovação automática do que já estava feito.
Porém, na medida provisória em que o ministro afirma pretender moralizar os bingos, há um artigo em que é acrescentada a figura do bingo eletrônico, o que não existia na lei.
"O Juca Kfouri está muito bravo porque é uma viúva do professor Tubino, porque ele havia me indicado o professor Tubino. Tanto ele como o professor Tubino serão responsabilizados pelos meus advogados, se for o caso", disse. Tubino se demitiu do Indesp.
Juca Kfouri rebateu as declarações do ministro: "Não indiquei Tubino. Apenas confirmei que Tubino era pessoa de bem e entendia de esporte. E, antes da saída dele, fui o primeiro a divulgar as irregularidades", declarou.
Rafael Greca afirmou que todos os atos estão agora cancelados, até que o governo divulgue as medidas moralizadoras dos bingos.
Greca afirmou ainda que pediu a apuração das irregularidades à Siset, a secretaria de controle interno do Ministério da Fazenda.
Segundo ele, a Siset fez no ano passado "um relatório cabeludo sobre a questão dos bingos". Greca disse que, se tivesse lido previamente o relatório, "talvez não tivesse aceito ser ministro".


Texto Anterior: PT: Marta Suplicy perde seu programa na TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.