São Paulo, sábado, 20 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-ministro José Aparecido morre aos 78 anos em MG

Ele ocupou a pasta da Cultura no governo Sarney

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Morreu ontem em Belo Horizonte, aos 78 anos, o ministro da Cultura (governo José Sarney) José Aparecido de Oliveira. Ele estava internado na UTI do hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte, onde deu entrada no início do mês. Ele tinha câncer.
O deputado federal José Fernando Aparecido de Oliveira (PV), filho de José Aparecido, disse que o estado de saúde dele se complicou após uma cirurgia para a retirada de um dos pulmões. José Aparecido contraiu pneumonia e o quadro se agravou. Segundo o hospital, ele morreu às 18h de insuficiência respiratória.
José Aparecido foi ministro da Cultura no governo de José Sarney (1985-1990). Ficou no cargo de setembro de 1988 até março de 1990. Antes, foi governador do Distrito Federal de 1985 a 1988. Foi também embaixador do Brasil em Portugal, tendo sido um dos incentivadores e fundadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
O ex-ministro iniciou sua carreira política em Minas Gerais e, eleito deputado federal, ganhou projeção e destaque no cenário nacional pela sua habilidade no trato e na prosa política, conforme sempre se referiam a ele os seus amigos e interlocutores.
Ex-deputado cassado, da UDN, ele foi escolhido pelo presidente Jânio Quadros (janeiro a agosto de 1961) para ser o seu secretário particular. Foi um dos mais íntimos colaboradores de Jânio.
O corpo de José Aparecido seria velado a partir do final na noite de ontem no Palácio da Liberdade, sede do governo de Minas. Na manhã de hoje, o corpo segue para Conceição do Mato Dentro (a 175 km de Belo Horizonte), sua cidade natal, onde será velado no Santuário do Bom Jesus do Matosinhos. Enterro está marcado para as 16h.
Segundo o deputado José Fernando, o principal legado deixado pelo seu pai é "o comportamento ético e moral".


Texto Anterior: Foco: Pastor da Universal no Sul é suspeito de ter furtado e queimado peças religiosas
Próximo Texto: Defesa: Aviões da FAB estão velhos, afirma Jobim
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.