São Paulo, quinta-feira, 20 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESSO

Folha vence na categoria Sudeste

"IstoÉ" ganha prêmio com gravação de ACM

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os jornalistas Andrei Meireles, Mino Pedrosa, Mário Simas Filho, Isabela Abdala, Sônia Filgueiras e Ricardo Miranda, da revista "IstoÉ", foram os vencedores do Prêmio Esso de Jornalismo 2001 com a série de reportagens "Senadores Envolvidos na Fraude do Painel de Votação do Senado".
A reportagem, publicada em 28 de fevereiro, transcrevia fita com uma conversa do então senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), que dizia conhecer a lista dos votos da cassação do senador Luiz Estevão. ACM renunciou.
O Prêmio Esso de Reportagem foi concedido aos jornalistas Chico Otávio e Rubens Valente, com o trabalho "LBV - O Império da Boa Vontade", publicado em "O Globo". Nessa categoria concorria também o jornalista Roberto Cosso, da Folha, com o trabalho "Paraíso Fiscal Bloqueia Contas de Maluf".
A série "Os Papéis Secretos do Exército" rendeu aos jornalistas Andréa Michael e Josias de Souza, da Folha, o prêmio na categoria Regional Sudeste. Publicadas a partir de 25 de julho, as reportagens revelaram que o Exército mantinha um escritório clandestino em Marabá (PA), onde procuradores apreenderam documentos que classificavam movimentos sociais de "forças adversas" e admitiam "arranhar direitos dos cidadãos".
A premiação ocorreu anteontem à noite, no Rio. O Prêmio Esso destinou aos vencedores um total de R$ 85 mil. Também foram distribuídos, entre outros, prêmios de fotografia (Alberto César Araújo, do jornal "A Crítica", de Manaus), informação econômica (Chico Otávio, Bernardo de La Peña e Ricardo Boechat, de "O Globo"), e telejornalismo (Tim Lopes, Cristina Guimarães, Tyndaro Menezes, Flávio Fachel e Renata Lyra, da Rede Globo).


Texto Anterior: Supremo aponta omissão de 20 governadores
Próximo Texto: Goiás: Verba do BNDES cobriu rombo da Caixego
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.