São Paulo, domingo, 20 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serra vence Dilma e Ciro no 2º turno

Tucano derrota petista por 49% a 35%; contra deputado, placar é de 51% a 28%

Em cenário hoje improvável, de disputa final entre Dilma e Ciro, resultado é apertado em favor da ministra, com 40% a 35% em favor dela


DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Pela primeira vez o Datafolha testou cenários possíveis para um segundo turno na eleição presidencial de 2010. José Serra, do PSDB, é o que atinge os percentuais mais altos.
Na principal hipótese segundo as pesquisas, num segundo turno entre Serra e Dilma Rousseff (PT), o tucano pontua 49% contra 34% da petista.
Esse confronto Serra x Dilma é o mais desejado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na opinião de Lula, a melhor forma de vencer a disputa pelo Planalto seria a polarização entre uma petista e um tucano que foi duas vezes ministro no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), fazendo uma comparação entre as duas administrações.
O Datafolha mostra que a primeira parte da estratégia lulista está dando certo _há uma crescente polarização, pois Dilma está isolada em segundo.
Mas mesmo com a comparação entre FHC e Lula presente em centenas de exibições de comerciais do PT nas últimas semanas, a maioria dos eleitores ainda prefere votar em Serra numa eventual disputa de segundo turno contra Dilma.
Apesar de perder nas simulações atuais, a petista é, entretanto, a que mais bem se posiciona num embate direto contra Serra. Quando o Datafolha testou um possível segundo turno entre o governador e Ciro Gomes (PSB), o tucano ganha com 51% contra 28%.
Na eventualidade de nenhum tucano passar ao segundo turno e Dilma disputar contra Ciro Gomes, a ministra venceria a disputa hoje. Ela teria 40% contra 35% de seu adversário do PSB. Uma diferença de cinco pontos apenas, pouco acima do limite da margem de erro combinada de ambos.
Os outros dois cenários de segundo turno testados pelo Datafolha confirmam como era frágil a pré-candidatura presidencial _agora abortada_ do governador mineiro, Aécio Neves. O tucano perde tanto para Dilma como para Ciro, sempre por larga diferença de pontos.
Um embate Dilma x Aécio terminaria hoje, de acordo com o Datafolha, em uma vitória da petista com 44% contra apenas 28% do tucano. Se o segundo turno se desse entre Aécio e Ciro, o mineiro manteria seus 28% e o postulante do PSB venceria com 42%. (FR)


Texto Anterior: Rejeição aos 4 pré-candidatos é semelhante
Próximo Texto: Aprovação a Lula bate recorde, com 72%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.