UOL

São Paulo, terça-feira, 21 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sociólogo critica aposentadoria especial a juízes

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O sociólogo português Boaventura de Souza Santos defendeu ontem o fim de aposentadorias especiais na Previdência brasileira, mas se disse "cético" quanto a bons resultados.
Ex-integrante da comissão que reformou o sistema previdenciário português, Boaventura falou no 2º Fórum Mundial de Juízes, evento paralelo ao Fórum Social Mundial. Não se acanhou em dizer aos juízes que eles devem abrir mão de vantagens previdenciárias e que "cidadania não é só direitos, mas também deveres".
"A idéia de que o sistema previdenciário está na bancarrota é falsa, porque o Estado deveria dar sua parte. Durante muito tempo os Estados não o fizeram. Pelo contrário, utilizaram a Previdência para resolver seus problemas", declarou.
"Não tenho dúvida de que essas reformas foram feitas para lançar mais dinheiro no mercado de capitais internacional." Cita a Argentina, cujo sistema quebrou, e defende o sistema com contribuições pública e complementar, mais a capitalização em contas individuais.
No fórum, ele defendeu que outros profissionais, como sociólogos e psicólogos, atuem como juízes e elaborem sentenças em certas ocasiões: "Às vezes, as questões são complexas, como no caso de menores".


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Frase
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.