São Paulo, segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Próximo Texto | Índice

Painel

VERA MAGALHÃES (interina) painel@uol.com.br

Combustível

Documentos recebidos durante o recesso do Congresso devem transformar a insossa CPI das ONGs em mais uma pedra no sapato para o governo no Senado. Os papéis apontam indícios de fraudes em convênios da Funasa e do Ministério de Desenvolvimento Agrário com cooperativas e ONGs. Existem suspeitas do envolvimento de parlamentares.
Os casos que passarão a ser analisados pela comissão tratam de contratos governamentais com entidades do Sul, Norte e Nordeste. O presidente da CPI, senador Raimundo Colombo (DEM-SC), reclama de resistência da base governista. "Não vou mais aceitar essa enrolação, tem que quebrar sigilos", afirma.

Timing. Colombo passará a semana em Brasília reunido com técnicos para organizar o material. Depois, procurará Garibaldi Alves (PMDB-RN), presidente do Senado. "Vou explicar para ele o momento da CPI: ou se investiga ou ela perderá a finalidade", diz.

Estica-e-puxa. Parlamentares que trabalham para ajustar a proposta de Orçamento foram avisados de que o relatório de reestimativa de receitas a ser divulgado esta semana pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ) prevê sangria menor: em vez de R$ 20 bi, o corte será de R$ 17 bi.

Império. Em 1994, quando o novo titular de Minas e Energia, Edison Lobão, deixou o governo do Maranhão, foi criada cidade que leva seu nome -desmembrada de Imperatriz, sua base eleitoral. Hoje, o município tem cerca de 15 mil habitantes.

Vespeiro. Em seu parecer sobre a polêmica entre a Comissão de Ética Pública e Carlos Lupi, o advogado-geral da União, José Antonio Toffoli, deverá se limitar a dizer que não há ilegalidade no fato de o ministro do Trabalho acumular a pasta e a presidência nacional do PDT. A solução diplomática para o impasse ficará mesmo a cargo de Lula.

Unidos venceremos. O governador José Roberto Arruda (DEM-DF) tenta arregimentar o apoio do ministro dos Esportes, Orlando Silva, para seu projeto de transformar Brasília no centro de imprensa da Copa de 2014.

Hercúleo 1. O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), pediu ao presidente do PMDB, Michel Temer (SP), cotado para sucedê-lo no cargo no ano que vem, para coordenar um levantamento de todos os dispositivos da Constituição que ainda precisam ser regulamentados.

Hercúleo 2. Temer estima que haja mais de 50 artigos em tal situação. A idéia é fazer tramitar rapidamente os projetos de regulamentação nas comissões e levá-los a plenário em regime de urgência. "Será tarefa grandiosa se chegarmos ao fim da legislatura com toda a Constituição regulamentada", diz o deputado.

Na mesa 1. Sindicalistas distribuíram sete mil convites para o lançamento, na sexta-feira, da pré-candidatura do deputado Paulo Pereira da Silva (PDT) à Prefeitura de São Paulo. Seus colegas de Câmara Aldo Rebelo (PC do B) e Luiza Erundina (PSB), outros dois do "bloquinho" que também têm os nomes colocados na disputa, foram chamados.

Na mesa 2. Paulinho, que é presidente do PDT paulista, tem insistido para que integrantes do partido entreguem seus cargos na gestão do prefeito Gilberto Kassab (DEM). Apesar da festa de lançamento de sua pré-candidatura, o deputado não descarta um acordo para apoiar outro nome. Já há negociação com o tucano Geraldo Alckmin.

Ecumênico. O ex-deputado Luiz Alfredo Salomão, quadro do brizolismo que migrou para o PT, agora é um dos principais assessores da pré-campanha de Marcelo Crivella (PRB) à Prefeitura do Rio. Ele é responsável pela elaboração de seu programa de governo.

Tiroteio

Dilma deve começar a rezar já para que chova bastante e para que Edison Lobão não seja um desastre. O apagão energético será também o blecaute de seus planos políticos para 2010.


Do senador DEMÓSTENES TORRES (DEM-GO) sobre os efeitos de uma possível crise energética na imagem da ministra da Casa Civil.

Contraponto

Pauta presidencial

Candidato à presidência do Paraguai, o ex-general Lino Oviedo conversava com Lula no Palácio no Planalto, em evento na quinta-feira passada, quando a assessoria de imprensa do petista chamou um batalhão de fotógrafos para que registrassem o encontro.
Animado, Oviedo, cuja candidatura passa longe de agradar ao PT, se preparava para os flashes à espera de que Lula o apresentasse à imprensa. O presidente começou:
-Olha, tenho um comentário...
O paraguaio se empolgou, mas o assunto era outro:
-É que hoje tem a estréia do Corinthians no Campeonato Paulista. Ninguém pode perder!


Próximo Texto: Ministro favorece seu Estado com obras de portos fluviais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.