UOL

São Paulo, sexta-feira, 21 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRIME ORGANIZADO

Tribunal apura Leal

STJ decidirá sobre juiz suspeito em 2 de abril

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidirá no dia 2 de abril se abre processo administrativo contra o ministro Vicente Leal por conduta irregular no cargo e se o afasta da função durante a investigação.
Leal é suspeito de ter participado de esquema de venda de habeas corpus para traficantes de drogas, que também envolve o ex-deputado Pinheiro Landim (sem partido-CE).
A abertura do processo administrativo e o seu afastamento foram recomendados por comissão de sindicância do tribunal, composta por três ministros.
O relatório da sindicância foi concluído em 26 de fevereiro. Leal foi notificado imediatamente após o Carnaval e teve 14 dias para apresentar a sua defesa.
Ele a entregou a defesa ao presidente do STJ, ministro Nilson Naves, anteontem, o último dia do prazo. A sua assessoria informou que ele não divulgaria o documento nem comentaria o caso.
Leal e Landim também são alvo de inquérito criminal no STF (Supremo Tribunal Federal). Há evidências de que, concluída essa apuração, o procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, pedirá a abertura da ação penal.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Integração: Ciro quer mudar modelo de financiamento da Sudene
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.