São Paulo, sexta-feira, 21 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índios supostamente feridos em conflito são encontrados ilesos

MARCOS VITA
da Agência Folha, em Salvador

Os índios pataxós que estavam desaparecidos depois de conflito com pistoleiros na fazenda Boa Vista, em Prado (110 km de Porto Seguro), invadida por eles, foram localizados no fim da tarde de anteontem por agentes da Funai e da Polícia Federal. Nenhum deles estava ferido.
A informação foi dada pelo Cimi (Conselho Indigenista Missionário), a mesma entidade que havia denunciado, no início desta semana, que dois índios estavam feridos e outros 22 eram mantidos em cárcere privado na fazenda invadida.
O delegado da PF da Bahia, Jones Ferreira Leite, negou, contudo, que a Polícia Federal tenha participado de uma operação para localizar os índios.
A Agência Folha não encontrou ninguém ontem no posto da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Eunápolis (sul da Bahia) para confirmar a informação.
Segundo a versão apresentada pelo Cimi na terça-feira, o confronto teria acontecido depois que pistoleiros tentaram expulsar 56 índios que estavam na fazenda havia duas semanas.
"Os índios haviam fugido para aldeias próximas durante o ataque de pistoleiros. A informação de que havia dois índios feridos e perdidos no mato foi dada pelos pistoleiros aos índios e, felizmente, era falsa", afirmou o vice-presidente do Cimi, Saulo Feitosa.
Anteontem à tarde, antes da localização dos índios, Márcio Torres, procurador da República em Ilhéus (BA), havia dito que considerava uma "leviandade" falar em feridos, já que até aquele momento não existia nenhuma evidência de que isso tivesse realmente ocorrido. Eles ainda investigam, contudo, o que ocorreu durante o conflito.


Colaborou ANDRÉA DE LIMA, da Agência Folha


Texto Anterior: 500 anos: Oposição quer reunir 10 mil na Bahia
Próximo Texto: FHC faz papel de ditador, diz Rainha
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.