São Paulo, sexta-feira, 21 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC faz papel de ditador, diz Rainha

EDMILSON ZANETTI
da Agência Folha

O dirigente do MST José Rainha Júnior disse ontem que o presidente Fernando Henrique Cardoso assumiu "papel de ditador", ao tentar impedir os protestos programados para Porto Seguro na comemoração dos 500 anos.
O presidente disse anteontem que "a festa dos 500 anos não deve ser um convite a um velório" e que "não há baderneiro capaz de enfrentar" sua autoridade. As declarações foram uma alusão aos protestos que MST, CUT e outras entidades prometem realizar.
Segundo Rainha, "velório ele patrocinou, esse governo, em vários lugares: temos aí Eldorado de Carajás, Corumbiara. É a violência patrocinada por esse plano (Real) suicida". Para o líder do MST, "não existe velório maior que esse plano econômico suicida, que está botando milhares de pessoas na extrema miséria".
Rainha disse que "não permitir que o povo proteste nos 500 anos de exploração é uma vergonha". "O Fernando Henrique não tem mais o que dizer à sociedade, porque está assumindo papel de ditador." Segundo ele, as manifestações programadas vão acontecer de qualquer maneira: "Temos direito de protestar".

Jorge Sampaio
O presidente de Portugal, Jorge Sampaio, desembarca às 13h de hoje em Salvador, onde será recebido pelo presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), e pelo governador César Borges (PFL). Sampaio e sua comitiva participam amanhã das comemorações dos 500 anos de Descobrimento do Brasil, em Porto Seguro (BA). Hoje, ele janta com FHC em Comandatuba.



Texto Anterior: Índios supostamente feridos em conflito são encontrados ilesos
Próximo Texto: Terra à vista - Contardo Calligaris: Invadidos, invasores e brasileiros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.