São Paulo, sexta-feira, 21 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TODA MÍDIA

Nelson de Sá

Nem o Wando

Do "New York Times", dias atrás, falando do avanço da internet sobre a política:
- O que os partidos fazem agora é similar ao que ocorreu em outros setores, inclusive a indústria musical e os jornais, conforme tentam se ajustar à crescente influência da web.
Para o presidente do Partido Republicano, "o efeito da internet na política será tão transformador quanto foi a televisão".
 
Também no Brasil. O "NYT" aponta por lá, como um foco das mudanças, os meios de veiculação da propaganda negativa. Por aqui, o "ex-blog" de Cesar Maia saiu na frente -e os petistas já lançam a sua resposta.
O blog de Fernando Rodrigues deu no UOL, o blog petista do Grupo Beatrice saudou e o blog coletivo tucano E-Agora atacou, todos ontem, O Informante.
É um site, também semiblog, com colaboradores dispostos a "preencher as lacunas deixadas pela mídia brasileira". Entre eles, notou Rodrigues, "um dos divulgadores do papelório conhecido como Lista de Furnas".
 
Em seu ritmo próprio, Geraldo Alckmin também avança pela internet. Ou avançam por ele. Está no ar Os Alckimistas (sic), "blog que tem por objetivo debater a eleição para presidente".
Por enquanto, porém, as mensagens postadas são derivadas de outros blogs tucanos, de cor fernandista ou serrista. Os "emergentes" do ex-governador têm longo caminho pela frente.
 
Mais do que governistas ou oposicionistas, disseminam-se pela rede descontroladamente as campanhas pelo voto nulo.
Vão da extrema de Ipojuca Pontes e colegas, em sites e "spams" que ensinam como anular o voto na máquina eletrônica, à extrema oposta de blogs como o [10 anos a 1000].
A deste último começou há meses e usa argumentos como "nem o Wando é mais obsceno que os candidatos disponíveis". Anteontem à noite, fez sua primeira manifestação, gravada em vídeo e já postada no blog: uma chuva de notas de R$ 1 sobre a avenida Paulista, carimbadas com os dizeres "Vote nulo".
 
Mas ontem mesmo já começou outra campanha -contra as campanhas pelo voto nulo.
O blog coletivo Bombordo postou mensagem questionando, pacientemente, uma a uma, as lendas que vêm sendo espalhadas pelo que chamou de "um dos movimentos mais tolos que têm prosperado na internet".

NO AR, O PRESIDENTE

Reprodução
Na TV, a chegada do astronauta e a recepção pelo presidenciável


As primeiras manchetes nos telejornais todos foram para Márcio Thomaz Bastos. No "Jornal da Record":
- O ministro da Justiça depõe e nega participação na quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo.
Porém, nas manchetes do "Jornal Nacional" e demais, "O astronauta Marcos Pontes é recebido como herói no Palácio do Planalto". Com maior ou menor destaque, da Globo para o resto, a imagem de Lula ao lado de Marcos Pontes foi onipresente ontem durante o horário nobre.
 
Não foi assim com a "photo-op" do encontro de Lula e Hugo Chávez, mas sites como o do jornal "O Estado de S.Paulo" traziam em destaque, na home page, enunciados na linha "Chávez pede votos para reeleição de Lula".
Tem mais, hoje. Lula vai à plataforma anunciar a auto-suficiência. Ontem, foi a manchete do jornal "Valor", "Auto-suficiente, Petrobras terá superávit de US$ 3 bi".
 
E vem mais por aí. Kennedy Alencar noticiou na Folha de ontem, o blog do UOL reproduziu uma análise da Austin Rating afirmando que o Brasil está para alcançar "o menor nível da taxa de juros básica dos últimos 31 anos!" e Míriam Leitão registrou no "Bom Dia Brasil":
- Na próxima reunião do Copom, em 31 de maio, os juros devem cair para a menor taxa nominal da história.

Nos pobres
O "falcão" Paul Wolfowitz, um dos idealizadores da invasão do Iraque, quando no governo Bush, virou presidente do Banco Mundial e se voltou para o social. Em destaque no "El País":
- Paul Wolfowitz afirma que a América Latina precisa de mais investimentos nos pobres.
Ele defende mais crescimento -e "fez alusão a programas como o Bolsa-Família, do Brasil".

Visão diferente
A miséria brasileira fascina os turistas europeus. De um título na home page do "Guardian":
- Hotéis de favela oferecem uma visão diferente do Rio.
Era uma reportagem sobre os hotéis de morros como o Chapéu Mangueira, mais as "dezenas de agências que oferecem excursões de jipe a tais áreas".

@ - nelsondesa@folhasp.com.br


Texto Anterior: Ministério público: Em posse, Pinho faz "alerta à sociedade"
Próximo Texto: Caso Maluf: STJ autoriza viagem de filho de Maluf aos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.