São Paulo, terça-feira, 21 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Temer e Gabeira também doaram bilhetes a parentes

Deputados admitem ter usado cota de passagens para viagens de familiares ao exterior

Presidente da Câmara diz que "havia o entendimento de que era crédito'; Gabeira afirma que reconhecerá o "erro" na tribuna amanhã


DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA SUCURSAL DO RIO

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), e o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) reconheceram ontem que também usaram parte da cota de passagens para financiar viagens de parentes ao exterior.
À Folha Temer afirmou que usou a cota porque "havia o entendimento de que era um crédito do parlamentar".
"Pedi para a assessoria fazer um levantamento e constatei o uso. Viajei com minha mulher ao exterior e com meu irmão à Bahia", disse. O destino no exterior foi a França. Para a Bahia, ele viajou com o irmão e outros três familiares.
O congressista, que também é presidente do PMDB, afirmou que vai discutir com os líderes dos partidos a exposição de todos os gastos dos parlamentares na internet. "Transparência em todos os gastos, o que valeria também para o caso de funcionários, suas funções e suas atividades", completou.
Ao ser questionado, em entrevista à revista "Veja" desta semana, se a falta de parâmetros éticos havia tomado conta da política, o presidente da Câmara afirmou que há um número mínimo de deputados que praticam "atos inadequados". "É vital distinguir os equívocos de A, B ou C do comportamento correto da maioria dos parlamentares. É preciso preservar a instituição dos erros de poucos", disse à "Veja".
As declarações do presidente da Câmara e do deputado do PV surgem em meio a revelações do descontrole no uso das passagens por congressistas.
Os presidentes nacionais do PT, Ricardo Berzoini (SP), e do DEM, Rodrigo Maia (RJ), Ciro Gomes (PSB-CE), ex-candidato ao Planalto, e Armando Monteiro Neto (PTB-PE), presidente da Confederação Nacional da Indústria, por exemplo, estão entre os deputados que financiaram viagens ao exterior de parentes e amigos.
Na semana passada, Câmara e Senado anunciaram medidas sobre a cota de passagem aérea.
Divulgaram cortes, mas legalizaram a doação de bilhetes a parentes, assessores e correligionários dos políticos. E não alteraram as regras em relação às viagens ao exterior, permitindo que a prática continue.

"Batalha"
Gabeira afirmou que discursará da tribuna da Câmara amanhã. Disse que vai reconhecer um "erro" e iniciar uma "batalha" na Casa.
O erro: ter cedido passagens da cota a que faz jus como deputado para que familiares viajassem ao exterior. A batalha: convencer a direção da Câmara a modificar as regras que disciplinam o uso das passagens.
"No meu caso, há um ou dois bilhetes para familiares", disse. "Vou falar como um deputado que errou. Mas que não se compromete com o erro." Ele prometeu devolver o valor gasto aos cofres públicos.
Gabeira, porém, não precisou a data ou o destino das passagens aéreas nem informou quem as utilizou, para proteger a privacidade das pessoas, porque, segundo ele, elas "não sabiam que era irregular". O deputado disse considerar "inaceitável" a decisão da Mesa da Câmara na semana passada.
Para ele, ao liberar os deputados para ceder bilhetes aéreos a terceiros, a Mesa perpetuou o vício em vez de eliminá-lo.
O deputado diz que tentará mudar as regras pela via conciliatória. Se for malsucedido, cogita recorrer ao STF. "Senão abandono o mandato, termino o mandato discretamente e vou abandonar a política", afirmou. Entre as sugestões de Gabeira, estão: vedar a cessão de bilhetes a terceiros, inclusive parentes, e exposição das cotas (valores e trechos voados) na internet.
Gabeira afirmou ter sido excluído da reunião da Câmara que decidiu as novas regras sobre as cotas de passagens aéreas. "Eu tinha uma proposta para a Mesa. Não quiseram me ouvir. E saíram com essa decisão inaceitável", afirmou. "Independentemente deles, a partir da semana que vem, já coloco [meus dados] na internet." (JOSIAS DE SOUZA, LARISSA GUIMARÃES E RAPHAEL GOMIDE)

Josias de Souza escreve o blog "Josias de Souza - Nos Bastidores do Poder" no endereço www.folha.com.br/blogs/josiasdesouza


Texto Anterior: Painel
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.