São Paulo, Quarta-feira, 21 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REFORMA AGRÁRIA
Pelos menos 17 foram feridos
PM e MST entram em conflito em PE

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Recife

Pelo menos 17 pessoas ficaram feridas sem gravidade ontem em Recife, em consequência de um confronto envolvendo cem policiais militares e 2.500 integrantes e simpatizantes do MST.
A confusão aconteceu em frente ao Incra, durante manifestação promovida pelos sem-terra no local. Tiros foram disparados e veículos, depredados. Cinco pessoas foram presas, entre elas um advogado e um integrante da Igreja Anglicana.
A PM acusa o MST de ter iniciado o confronto, ao agredir ""com pedradas, pauladas e tiros" os cem policiais que tentavam impedir a eventual invasão do prédio do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Nenhum policial foi ferido à bala e nenhuma arma foi apreendida.
O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) afirma que a PM ""avançou sobre os trabalhadores" e os golpeou com cassetetes. Segundo o movimento, os tiros foram disparados pelos PMs.
O confronto começou às 11h30, após a PM impedir a passagem dos manifestantes em frente ao Incra. Houve empurrões e o conflito se espalhou em seguida.
Os sem-terra, apoiados por representantes de sindicatos e estudantes, jogaram pedras e pedaços de pau sobre os policiais. A PM avançou sobre os manifestantes com golpes de cassetete e, em seguida, recuou.
""Não havia como enfrentar 2.500 pessoas", justificou o coronel Romero Queiroz Ribeiro, comandante do grupo. ""Além disso, alguns deles atiraram", afirmou.
Os policiais procuraram abrigo no pátio externo do Incra, mas a chuva de pedras continuou. Vários tiros foram disparados pela PM, que, em seguida, acionou a Cavalaria para dispersar a multidão.
A tática deu resultado e o confronto terminou 20 minutos após ter início. Segundo o coronel, 13 policiais se feriram, a maioria por pedradas. Quatro manifestantes do MST foram atendidos no Hospital da Restauração.


Texto Anterior: Governo muda data do 1º leilão da Cesp
Próximo Texto: CPI quebra sigilos de juiz aposentado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.