São Paulo, terça-feira, 21 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PPS e PRTB descartam aliança em Alagoas

EDUARDO SCOLESE
DA AGÊNCIA FOLHA

O PPS, do pré-candidato à Presidência Ciro Gomes, e o PRTB, do ex-presidente Fernando Collor de Mello, decidiram ontem pela manhã, em Maceió, colocar um ponto final em qualquer tipo de negociação sobre a união desses partidos para a disputa pelo governo de Alagoas.
Os dirigentes de PPS e PRTB, porém, anunciaram que -por enquanto- vão permanecer unidos em torno das candidaturas proporcionais (para deputados federal e estadual). "Houve apenas a decisão de que não haverá mais uma coligação para as candidaturas majoritárias [para governador e senador"", declarou o presidente estadual do PRTB, Elionaldo Magalhães.
A reunião de ontem teve a participação de representantes dos seis partidos da chamada Frente de Oposição de Alagoas, com PPS, PTB, PDT, PFL, PRTB e PPB.
Há uma semana, as seis legendas haviam divulgado que a aliança fora criada com o objetivo de se opor às pré-candidaturas do governador Ronaldo Lessa (PSB) e da senadora Heloísa Helena (PT).
Segundo nota divulgada ontem pelo PPS, o racha no campo majoritário ocorreu pelo fato de a inclusão do PRTB na coligação ter criado uma repercussão nacional "que extrapolou os objetivos".
O partido alegou motivos "políticos e históricos". Em outras palavras, a direção nacional do PPS vetou qualquer tipo de vínculo da pré-candidatura Ciro como o nome de Fernando Collor, pré-candidato do PRTB ao Senado.
"Os partidos da Frente Trabalhista [PPS, PTB e PDT" terão seus candidatos ao governo e ao Senado, e os demais partidos da Frente [de Oposição de Alagoas, PFL, PPB e PRTB" discutirão os seus próprios planos", disse o deputado federal Régis Cavalcante (PPS-AL), que representou o partido na reunião.
Pela Frente Trabalhista, o vice-governador do Estado, Geraldo Sampaio (PDT), é o favorito para disputar a sucessão alagoana. A data limite imposta pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para a oficialização das candidaturas é 7 de julho.



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: 2º turno será direita x esquerda, diz Garotinho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.