UOL

São Paulo, quarta-feira, 21 de maio de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Prova oral
Em conversas reservadas após a reunião ministerial, Lula avaliou que a maioria de seus ministros ainda "não disse a que veio". Dois terços teriam feito no encontro considerações genéricas e dito que usaram os primeiros meses para montar a equipe e conhecer a máquina.

Avaliação positiva
Entre as explanações elogiadas por Lula após a reunião estão as de Palocci Filho (Fazenda), Celso Amorim (Relações Exteriores), Cristovam Buarque (Educação), José Viegas (Defesa) e Dilma Rousseff (Minas e Energia). Teriam apresentado programas "concretos".

Para dentro
Lula disse aos ministros na reunião que evitem expor publicamente suas divergências.

Para fora
O Planalto quer dar visibilidade aos programas de geração de renda e inclusão social. Lula pediu a cada ministro que indique à sua equipe de comunicação as iniciativas de maior apelo simbólico. Os projetos poderão estrelar uma campanha publicitária no segundo semestre.

Crise existencial
Tema do debate que o PC do B do PR realizará hoje: "Governo Lula: mudança ou continuidade?". Renato Rabelo, presidente nacional da sigla, participará.

Novos horizontes
Além de sondar o PDT, Garotinho e seu grupo político abriram conversações com o PMDB fluminense. O ex-governador está insatisfeito com o tratamento que vem recebendo no PSB e pensa em mudar de partido.

O que é isso, companheiro?

O PTB deverá destituir a Executiva do partido no DF. Anteontem, a sigla cedeu o programa de TV para Joaquim Roriz (PMDB) atacar os ministros Cristovam Buarque (Educação) e Agnelo Queiroz (Esporte), "companheiros" dos petebistas.

Pronto-socorro
O senador Sibá Machado (PT-AC) voltou de uma viagem ao Pará no final de semana com suspeita de dengue.

Mais um
O PL pediu a José Dirceu (Casa Civil) ontem que ofereça ao partido um posto de vice-líder do governo na Câmara.

Interesse genético
A embaixada americana convidou parlamentares brasileiros para um "tour" pelos EUA e África do Sul. No roteiro, visitas ao laboratório da Monsanto em Chesterfield, onde se pesquisa transgênicos, a plantações e a especialistas no assunto. O avião deve decolar no dia 14 de junho.

Passaporte verde
Adão Pretto (PT) é contra a viagem às custas da Embaixada dos EUA. Já apresentou pedido para que a Câmara banque as despesas e estabeleça o roteiro.

Plenário vazio
Pela primeira vez em 112 anos, na semana passada, uma sessão ordinária do STF foi cancelada por falta de quórum. Havia dois ministros viajando e três vagas abertas por aposentadoria.

Confeitaria nacional
Reunido dias atrás com dirigentes de PFL e PSDB, José Dirceu (Casa Civil) disse que não foi por sua culpa que parlamentares trocaram a oposição por partidos da base de Lula. Bornhausen foi irônico: "O Palácio não deu nem um docinho a eles?".

A campanha já começou
Presidente da Câmara paulistana, Arselino Tatto (PT) disse ontem no "All TV Debate" (na internet) que a gestão Marta Suplicy tem o "maior" programa social do mundo. Ricardo Montoro (PSDB) respondeu que a cidade é a "capital brasileira dos impostos municipais".

Peixe social
Projeto de José Fritsch (Pesca) prevê a produção e a industrialização de pescados em áreas indígenas, em quilombos e em assentamentos. Deverá começar nos Estados de SC e da BA.

TIROTEIO

De Ronaldo Caiado (PFL-GO), sobre o governo comemorar a safra recorde de 115,2 milhões de toneladas para 2003:
- A colheita deste ano é de uma safra plantada pelo governo anterior. Estão fazendo cortesia com o chapéu alheio...

CONTRAPONTO

Lição de casa

O embaixador Carlos Augusto Santos Neves é o cicerone em Moscou de uma missão do governo federal e de parlamentares brasileiros.
Na segunda-feira à noite, após o jantar, ele conversava com o ministro Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento) e o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) sobre sua breve experiência na Rússia -está no cargo há cerca de dez dias.
Santos Neves disse que a Rússia está mudando muito e lembrou-se de uma conversa que teve com empresários russos que estiveram no Brasil nos anos 80, época da superinflação:
- Vocês gostaram do país? -perguntou.
- O Brasil é muito bonito. E também aprendemos muito durante a viagem -disseram os empresários russos.
E completaram:
- Aprendemos como se ganha dinheiro com a inflação.


Próximo Texto: PT x PT: Radicais divulgam vídeo de Lula contra reforma e Sarney
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.