São Paulo, domingo, 21 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPO MINADO

Com Lula, 688 cidades sofrem invasão de terra

DA AGÊNCIA FOLHA

O Brasil teve, nos primeiros 36 meses do governo Luiz Inácio Lula da Silva, 688 municípios com propriedades rurais invadidas -aumento de quase 20% em relação aos três primeiros anos do governo anterior, de Fernando Henrique Cardoso, quando 580 municípios foram alvos dos sem-terra.
O número das invasões também aumentou: 1.324, contra 1.195 (aumento de 10% em relação ao governo anterior). FHC editou medida provisória, não aplicada na atual gestão, que proíbe por dois anos vistoria em terras invadidas e exclui da reforma agrária pessoas que participam das invasões.
Marabá (a 568 km de Belém) é o município com maior número de invasões na gestão Lula: 18. Todos os dados provêm de um levantamento da Folha a partir de dados da CPT (Comissão Pastoral da Terra), da Igreja Católica. As 688 cidades representam 12% de todos os municípios do país (5.560).


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Saiba mais: Assentamentos no Pará atraem mais sem-terra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.