São Paulo, quarta-feira, 21 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA

Taxa de eleitores "sem candidato" vai para 18%

Lula oscila 1 ponto e vai a 35% no Ibope; Ciro tem 26%, e Serra, 11%

DA REDAÇÃO

Pesquisa Ibope divulgada ontem mostrou um quadro eleitoral estável com ligeiro aumento na taxa de eleitores sem candidato para presidente da República.
O levantamento foi feito dos dias 16 a 19 e é o último de um grande instituto a ser concluído antes do início do horário eleitoral gratuito na TV e no rádio.
Em relação à pesquisa anterior, feita dos dias 10 a 12, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou de 34% para 35% das intenções de voto, Ciro Gomes (PPS), de 27% para 26%, José Serra (PSDB), de 12% para 11%, e Anthony Garotinho (PSB), de 11% para 10%.
Zé Maria (PSTU), que havia obtido 1% nas três pesquisas anteriores, não atingiu 1% nesta.
Já o índice de eleitores que pretendem votar em branco ou nulo foi de 5% para 6%, e o dos indecisos, de 10% para 12%. Ou seja, a soma dos percentuais de entrevistados "sem candidato" passou de 15% para 18%.
A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Nível superior
Apesar de na média nacional não ter havido oscilação fora da margem de erro, o Ibope registrou uma tendência de queda de Ciro no eleitorado com nível superior de escolaridade.
Nessa faixa, Ciro tinha 41% de intenções de voto em pesquisa feita dos dias 5 a 8 deste mês. Caiu para 36% na penúltima pesquisa e agora tem 33%. Lula tinha 30%, foi para 31% e agora tem 35%.
Essa faixa do eleitorado é importante porque, segundo analistas, costuma antecipar tendências no eleitorado em geral.

2º turno
Ciro perdeu a vantagem que tinha sobre Lula numa simulação de segundo turno. Na pesquisa anterior, Ciro vencia Lula por 47% a 42%. Agora, há empate técnico: 44% a 43% para Ciro.



Texto Anterior: Jornais destacam vitória política de FHC
Próximo Texto: Palanque: Tasso formaliza saída da campanha de Serra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.