São Paulo, domingo, 21 de agosto de 2005

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Bem explicadinho
Parlamentares das CPIs que receberam informes mais detalhados sobre o depoimento de Rogério Buratti ao Ministério Público em Ribeirão Preto afirmam que ele deu detalhes de pessoas, circunstâncias e datas das acusações que fez.

Caminho das pedras
Buratti, secretário na gestão de Antonio Palocci em Ribeirão, sugeriu quais sigilos deveriam ser quebrados para que suas declarações sejam comprovadas. Além de citar Ralf Barquete, já morto, teria envolvido pessoas "vivinhas da silva", no dizer de um parlamentar governista.

Sem anteparo
Um ex-aliado descreve a situação de Lula uma vez ferido Antonio Palocci pelo depoimento de Rogério Buratti: "Bispos, cavalos e torres já tinham caído. Agora caiu a dama. O rei está sozinho no tabuleiro".

Segurança máxima
Quando tinha de despachar suas moças para determinado endereço de Brasília muito visado pela imprensa, Jeany Mary Corner recorria a uma van com vidros dotados de insulfilm.

Fora do combinado
Em uma de suas negociações com Marcos Valério, Jeany Mary Corner enviou 15 moças para igual número de convidados a uma comemoração em Brasília. Já pelo fim da noite, Valério propôs uma troca geral de pares. As moças chiaram.

Lei do comércio
Diante da insistência dos clientes, as moças telefonaram para Jeany, que se abalou até o local para resolver a questão diretamente com Valério. "O senhor quando vai à loja e compra uma televisão por acaso leva duas? Então não vai ter troca coisa nenhuma." Não teve.

Cabeça feita
O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, avisou a Roberto Jefferson que não é PTB, mas sim Lula. Se tiver de escolher entre o partido e o governo, ficará com o segundo.

Nome aos bois
O PFL lançará nesta semana a campanha "Fala, Lula", com espaço em seu site na internet. Pretende cutucar o presidente diariamente para que diga quem o traiu no PT e no governo.

Aliança tática
Soldados de José Dirceu saíram a campo na tentativa de ressuscitar a candidatura do ministro Luiz Dulci à presidência do PT. Esperam conquistar o apoio da ala mais ligada a Antonio Palocci, cuja política econômica é torpedeada por Tarso Genro, para puxar o tapete deste.

Diagnóstico fechado
Nas palavras de aliados de Dirceu, Tarso Genro não é "confiável", adotando "um discurso diferente para cada platéia". O ex-chefe da Casa Civil transmitiu essa avaliação a antigos colegas de governo na quinta passada.

Pendurado na linha
Depois de reduzir suas aparições públicas, José Dirceu recorre cada vez mais ao telefone para se inteirar dos depoimentos em curso e orientar os passos de seus aliados. "A conta dele vai explodir", prevê um amigo.

Sob nova administração
O ministro Saraiva Felipe não se cansa de demitir petistas dos cargos de confiança na Saúde. Diante dos protestos de degolados e seus padrinhos, peemedebistas lembram que receberam a pasta de "porteira fechada".

Passo a passo
O PMDB está de olho em uma diretoria vaga na Anvisa. Antes das denúncias de Roberto Jefferson, ela iria para o PTB. Os peemedebistas do Senado vão indicar um aliado para o cargo e, depois, tentar alçá-lo à presidência da agência no lugar de Dirceu Raposo, ligado ao PT.

TIROTEIO

Do senador Heráclito Fortes (PFL-PI) sobre o colega petista Aloizio Mercadante (SP), segundo quem a cúpula anterior do PT, derrubada pelos escândalos, administrava o partido como se fosse "um botequim":
-Engano do senador. Um botequim que fosse administrado como o PT já teria fechado as portas há muito tempo.

CONTRAPONTO

A fundo perdido

Na quarta-feira passada, o Conselho de Ética da Câmara arquivou representação do ex-deputado Valdemar Costa Neto (PL-SP) contra Francisco Gonçalves Filho (PTB-MG), o Chiquinho Parteiro, que afirmou ter visto uma maleta com dinheiro no plenário da Casa.
Em seu relatório, a deputada Ann Pontes (PMDB-PA) sugeria, no entanto, que ele sofresse alguma sanção por não ter tomado providências à época.
Coube a Luiz Antonio Fleury (PTB-SP) defender, com êxito, seu colega de partido.
-Deputado Fleury, não tenho como agradecer o seu notável saber jurídico, mas prometo retribuir no futuro dentro de minha própria especialidade-, agradeceu o petebista.
-Neste caso, trata-se de um pagamento impossível, já que o deputado Chiquinho, todos sabemos, é obstetra-, ponderou Chico Alencar (PT-RJ).

Próximo Texto: Governo quer blindar Palocci para tranqüilizar mercado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.