São Paulo, terça-feira, 21 de agosto de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Depois da queda

Wall Street, com Bovespa atrás, subiu, desceu, subiu e "fechou o dia no preto", segundo o MarketWatch. Mas a notícia era outra, como logo destacou o site, mais "Wall Street Journal", "Financial Times" etc. Saiu "a nova vítima do derretimento dos créditos", Capital One, que anunciou demissões, logo seguida pela Countrywide. E a consultoria de investimentos Sentinel foi acionada por "fraude". E o Deutsche Bank apelou ao banco central dos EUA, enquanto caíam as ações de JP Morgan, Bear Stearns, Lehman Brothers.
É, tudo indica, a "seleção natural" prenunciada pela "Economist" e pelo colunista Martin Wolf, do "FT".

A CHINA SE MOVE
Em destaque no estatal "China Daily" e depois no MarketWatch, a recuperação das ações chinesas -ainda que "trêmula", diz o segundo.
E na manchete do estatal "Shanghai Daily" e depois na submanchete do "FT", uma primeira ação da China em meio à crise. No enunciado do primeiro, "Portões globais se abrem para os investidores chineses", mais a avaliação de que "a medida é fundamental para a globalização da China corporativa e seus cidadãos".

AS COMMODITIES
Na Bloomberg, no principal destaque das buscas de Brasil no fim do dia, a segunda alta seguida da Bovespa, "liderada pela mineradora Vale do Rio Doce", mais o registro de que "México caiu pela quarta vez". Também as bolsas européias, na cobertura da Folha Online, "sobem com as mineradoras".
Mas foi dia de commodities "voláteis", segundo o "FT", com petróleo e gás temendo os efeitos do furacão Dean.
Já café e açúcar "continuam a reagir", deu a Thompson.

TV Record
SIDERURGIA Record e depois a Globo deram as cenas do choque de "metalúrgicos e seguranças" na Cosipa, com "socos e pontapés" -e "pelo menos um sindicalista ferido"

ORKUT, MYSPACE...
A guerra dos sites sociais chegou à China. Segundo o "Times" de Rupert Murdoch, que vem de abrir o MySpace por lá, a Google, "que já fez sucesso no Brasil e Índia com o Orkut", comprou o Tianya.

FACEBOOK E OS BRICS
Também o Facebook, que já ameaça o MySpace nos EUA, quer China e o resto, segundo o "Times", dias antes. O êxito do Orkut no Brasil é tratado, por analistas de investimento, como modelo global a seguir.

"NÃO CONSIGO"
José Dirceu não se agüentou. "Não consigo. Apesar de não dar entrevistas por orientação de meu advogado, sou obrigado a responder", no caso, a Folha e outras. Postou só dar "consultoria declarada" e não fazer "lobby" -e que "a mídia constrói castelos". Já antes, no blog, postou não ter nada a ver com Denise Abreu, da Anac e do charuto.

Reprodução
A capa da revista e o cartaz, posterior, do "Cansei"

"PERSONA NON GRATA" O blog de Lauro Jardim na Veja On-line postou que "Zottolo vai, sim", sobre a viagem do executivo da Philips ao Piauí, após a entrevista desastrosa ao "Valor". Lá onde "aparelhos da Philips são queimados em praça pública".
E lá onde, segundo o blog de Josias de Souza na Folha Online, a Assembléia Legislativa aprovou a "moção de repúdio ao presidente da Philips" e poderá aprovar declaração de "persona non grata".
Por outro lado, o blog de Gustavo Petta achou inusitada semelhança entre o cartaz do "Cansei" e a capa recente da "Caras" sobre o casamento da filha de Geraldo Alckmin.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Ambiente: Madeireiros do MA bloqueiam rodovia BR-222
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.