São Paulo, quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2006 / ESTADOS

No Rio, Cabral tem 43%, seguido por Frossard, 19%

Crescimento de candidata do PPS eleva chance de decisão em 2º turno, diz pesquisa

Frossard ganhou 4 pontos e ocupa o segundo lugar, tecnicamente empatada com Marcelo Crivella, com 15%, que perdeu 3 pontos


DA SUCURSAL DO RIO

O candidato do PMDB ao governo do Estado Rio, Sérgio Cabral, está com 43% das intenções de voto, com possibilidade de vencer no primeiro no turno, mas agora vem seguido de Denise Frossard (PPS), que está 24 pontos atrás do líder, revela pesquisa Datafolha, realizada em 18 e 19 de setembro.
Frossard ganhou quatro pontos em relação ao levantamento passado, atingiu 19% e está tecnicamente empatada em segundo lugar com Marcelo Crivella (PRB), que perdeu três pontos percentuais, passando de 18% para 15%. Como a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, Frossard pode ter entre 16% e 22%, e Crivella, entre 12% e 18%.
Cabral -apoiado pela governadora do Rio, Rosinha Matheus (PMDB), e pelo marido dela, Anthony Garotinho- está no limite de vencer a eleição no primeiro turno, tendo os mesmos 43% da soma total de seus adversários. É sua margem mais apertada desde julho, quando tinha 41% dos votos contra 39% dos adversários.
Considerando só os votos válidos, excetuados brancos e nulos, Cabral tem 50% contra 22% de Frossard e 18% de Crivella. Sua vantagem sobre a soma dos adversários era de dois pontos em meados de setembro e foi a zero.
Frossard ganhou votos entre os eleitores de até 34 anos. Entre os jovens passou de 14% para 20% dos votos. Entre os com idade de 25 a 34 anos, saltou de 14% para 21%. A candidata do PPS, apoiada pelo prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL), ganhou cinco pontos entre os mais escolarizados e entre o eleitorado feminino. Crivella perdeu sete pontos entre os eleitores mais velhos e entre os que ganham de R$ 1.750 a R$ 3.500.
Frossard bate Crivella na capital por 23% a 14%. No interior, Crivella está à frente por 19% a 17%. Os demais candidatos ficam longe dos primeiros: Eduardo Paes (PSDB) oscila de 2% para 4%, e Vladimir Palmeira (PT), de 2% para 3%.
O conhecimento do número correto do candidato é maior entre eleitores de Crivella: 37% o citam corretamente. Entre quem disse votar em Cabral, são 33%. Frossard tem a menor taxa: 13%. Em eventual segundo turno, Cabral venceria Frossard por 55% a 34% -diferença de 21 pontos. Se a disputa fosse contra Crivella, o peemedebista venceria por 58% a 27%, com 31 pontos de diferença.
O Datafolha ouviu 1.316 eleitores em 37 municípios do Estado do Rio. A pesquisa foi registrada no TRE-RJ com o número 68358/ 2006.


Texto Anterior: Graças a Aécio, Eliseu supera Newton na disputa pelo Senado
Próximo Texto: Evento: Folha faz hoje debate sobre desigualdade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.