São Paulo, quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Todos os homens

Frank Rich, colunista do "New York Times", esclareceu um ano atrás que foi o roteirista de "Todos os Homens do Presidente", Wiliam Goldman, quem criou a expressão "follow the money", siga o dinheiro.
Ficção incorporada à realidade, seguir o dinheiro é o que vem fazendo a cobertura da crise do dossiê, enquanto caem todos os homens do presidente Lula -até Ricardo Berzoini, em pleno "Jornal Nacional".
O blog de Fernando Rodrigues já menciona "o empresário de não sei onde que vai assumir o fornecimento do dinheiro", entre outras alternativas. E o site da Reuters Brasil noticia que "uma fonte que teve acesso ao inquérito conduzido pela Polícia Federal informou que a maior parte do dinheiro foi sacada de agências dos bancos Bradesco, Safra e BankBoston".

 

A mesma Reuters destacou depois que "Lula aposta que denúncia não muda voto consolidado, diz fonte".

CICARELLI, CICARELLI
Na lista dos cinco textos "mais lidos" da Folha Online, ontem às 19h30, quatro eram sobre um só assunto:
- MTV confirma Cicarelli no VMB após o escândalo...
Paparazzo conta como filmou Cicarelli... Vídeo com "cenas quentes" de Cicarelli... Vídeo polêmico de Daniella Cicarelli ganha mídia internacional.
Em quinto lugar, enfim, as últimas de Ricardo Berzoini.

UMA MULHER
Annie Gasnier, correspondente do "Le Monde", perfilou ontem "Heloísa Helena, a opção radical frente a reeleição anunciada do presidente Lula", com tradução no UOL.
Notando que "uma mulher se intrometeu" na disputa de sempre entre PT e PSDB, diz que "seu uniforme se resume a jeans, camisa branca e compridos cabelos escuros amarrados em rabo-de-cavalo":
- Mas ela causou sensação ao trajar, na posse de Lula, um curto vestido em crochê... Atendendo a leitoras da revista "Cláudia", aceitou, pela primeira vez, ser depilada, maquiada e cortar o cabelo para posar em fotos mais sexy...

A MAIOR AMEAÇA
Dia sim, dia não, o PCC é assunto na imprensa pelo mundo. Ontem foi a vez do econômico "Financial Times", em despacho do correspondente de Bruxelas -que entrevistou o vice da Colômbia, para quem "a criminalidade violenta é a maior ameaça à democracia na América Latina". À democracia mas também ao turismo e ao investimento.
Diz ele que o problema não está mais na Colômbia, mas em "vizinhos como o Brasil":
- Se os governos não agirem, eles vão acabar perdendo o controle das ruas... Veja o que aconteceu em São Paulo.

É O ETANOL
Em sua segunda coluna no "NYT" com o etanol brasileiro como assunto, Thomas L. Friedman escreveu ontem em tom mais agressivo contra o protecionismo dos EUA.
Sob o título "Estúpidos como nós quisermos ser", ele diz que Washington deveria derrubar a tarifa sobre o etanol importado do Brasil -e chega a defender previamente a produção do biocombustível na Amazônia contra eventuais críticas de ecologistas.

Pete Oxford - nytimes.com/Reprodução
ARARAS
O site do "NYT" adiantou ontem longa reportagem do próximo domingo sobre o ecoturismo no Piauí, "no mais novo parque nacional". É área para observar "araras"

RACISTAS, SIM
No principal jornal do mundo, nada de crise do dossiê. Larry Rohter, o célebre correspondente no Rio do "New York Times", em inesperado escorregão para a esquerda, escrevia anteontem contra o livro "Não Somos Racistas", do jornalista Ali Kamel, o mesmo do "Jornal Nacional".

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Evento: Folha faz hoje debate sobre desigualdade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.